Agronômica | Bairro de Florianópolis | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agronômica

Agronômica - Bairro de Florianópolis

Região: Região Central da Ilha
Bairros próximos: Centro (4,8 km) | Trindade (5 km)
Praias próximas: Lagoa da Conceição (12 km leste) | Praia Mole (15 km leste) | Praia da Joaquina (16 km leste) | Praia de Cacupé (12 km norte) | Praia do Campeche (17,4 km sul)
Distâncias: Centro e Rodoviária 4,8 km | Aeroporto 20 km

Agronômica - Florianópolis - Mapa de Localização

O bairro Agronômica é um tradicional bairro residencial de Florianópolis. Localiza-se na região central da cidade, na extremidade norte do Maciço do Morro da Cruz, entre o Centro de Florianópolis e o bairro da Trindade. Um de seus limites é a Rua Allan Kardec, que o separa do Centro. Do outro lado, a rótula da penitenciária o separa da Trindade.

Trata-se de uma região predominantemente residencial, com áreas nobres, principalmente na orla da principal avenida da cidade, a Avenida Beira Mar Norte, que atravessa o bairro, entre as praças Governador Celso Ramos e Professor Seixas Neto. O comércio é acanhado, com algumas opções de padarias e farmácias. Entretanto, na Avenida Beira Mar, há um bom ponto de venda de hortifrutigranjeiros regional. Mais adiante, quase na Trindade, está um dos maiores supermercados da região.

Bairro Agronômica - Beira-mar - Florianópolis
Beira-mar da Agronômica

É no bairro Agronômica que estão localizados dois dos principais hospitais estaduais, o Joana de Gusmão, referência no atendimento infantil, e o Nereu Ramos, com atendimentos de alta e média complexidade. O bairro também é sede de muitos órgãos públicos, como a Justiça Federal, a Polícia Federal, Ministério Publico, a OAB e a Casa d'Agronômica, residência oficial do governador do Estado de Santa Catarina.

Agronômica - Centro Integrado de Cultura
CIC - Centro Integrado de Cultura

Mais adiante, na divisa com o bairro da Trindade, encontramos a Penitenciária de Florianópolis e o Centro Integrado de Cultura, mais conhecido como CIC, que integra música, dança, cinema, artes plásticas e arquitetura, entre outras atividades culturais. Dentro do complexo, encontram-se importantes espaços como o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), o Teatro Ademir Rosa, o Espaço Lindolf Bell, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Cineclube Nossa Senhora do Desterro, além da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Letras (ACL).

Esta região tem sido alvo da especulação imobiliária, com a construção de diversos prédios comerciais e residenciais.

A Agronômica também é muito rica em espaços públicos de lazer. O principal deles é a orla da Avenida Beira Mar Norte, com ciclovia, um imenso calçadão com academias de ginástica ao ar livre, bancos e quiosques. Bem em frente à Ponta do Coral fica a sede da Federação Catarinense de Tênis, com suas quadras e escolinha para aprendizado do esporte. Ao lado, na orla, fica o famoso bar Koxixo’s, ponto de encontro da cidade quando os assuntos são as comemorações de títulos do esporte ou reivindicações políticas.

Agronômica - Koxixo's - Beira-mar
Koxixo's - Beira-mar - Agronômica

Na divisa do bairro com o Centro há um shopping center, o Beiramar Shopping, e dois hotéis, o Majestic Palace e o Blue Tree Florianópolis.

História

Segundo Virgílio Várzea, um dos mais importantes escritores nascidos em Florianópolis, a região que hoje corresponde ao bairro Agronômica era conhecida por outros nomes, como Pedra Grande e São Luís, tendo sido formada inicialmente por chácaras com jardins e pequenos sítios onde se cultivava, sobretudo, hortaliças e pastagem para a criação de gado crioulo.



O crescimento da região se deu de forma lenta, partindo do atual trecho que vai da Praça Lauro Müller, esquina das avenidas Mauro Ramos e Beira Mar Norte, até a Rua Embaixador Edmundo da Luz Pinto, no fim da Praça Governador Celso Ramos. Esta região era chamada de São Luís, pois ali foi construído, a partir de 1771, o Forte São Luís, uma das fortificações idealizadas pelo Brigadeiro Silva Paes para proteger a Ilha de Santa Catarina, demolida no século XIX. (Veja mais sobre o sistema de fortificações da Ilha de Santa Catarina)

Curiosamente, há uma outra versão para o uso do nome São Luís. Parece que naquela região, à beira da praia, existia uma pedra com uma marca, como que esculpida em seu relevo, que lembrava a forma de um pé humano. Os habitantes da região, na época, acreditavam que se tratava da marca do "Pé de São Luís de Gonzaga", deixada sobre a pedra quando o santo apareceu sobre ela.

Já a outra parte do bairro, que vai da Praça Celso Ramos até a Penitenciária de Florianópolis, era conhecida como Pedra Grande, tendo recebido este nome por causa de uma grande pedra, de forma ovalada, que existiu junto à praia até a década de 1970, quando foi implodida durante as obras de aterramento da região.

Foi somente no início do século XX que a área passou a ser conhecida como Agronômica, pois, em 1904, a Estação Agronômica e de Veterinária, unidade de pesquisa que existia em Rio dos Cedros, foi transferida para Florianópolis, estabelecendo-se na região próxima à Ponta do Recife, atualmente chamada de Ponta do Coral. Essa unidade foi chamada de Estação Agronômica de Pedra Grande e tinha como objetivo principal a melhoria da população bovina da Ilha.

Em 1926, no governo de Adolfo Konder, é inaugurada a Penitenciária da Pedra Grande, na divisa entre os atuais bairros Agronômica e Trindade. A vinda das famílias dos apenados intensificou a ocupação desordenada das encostas do Maciço do Morro da Cruz, favorecendo a criação de comunidades pobres como as dos morros da Penitenciária e do Horácio.

Bairro Agronômica

Posteriormente, a partir da década de 1950, os poderes Federal, Estadual e Municipal intensificaram a ocupação da região, com a inauguração, em 1954, da residência do Governador, atual Casa d'Agronômica, e as dependências do 5º Distrito Naval. Mas foi a partir da metade da década de 1960 que a região recebeu o seu maior impulso modernizador, com a construção da Avenida Beira Mar Norte, do Hospital Infantil Joana de Gusmão e do Centro de Cultura Integrado (CIC).

Agronômica - Localização Google Earth
Localização do Bairro Agronômica

Conheça mais Bairros da Região Central de Florianópolis

Bairros da Região Central de Florianópolis
Bairros da Região Central de Florianópolis
  1. Agronômica
  2. Centro
  3. Córrego Grande
  4. Itacorubi
  5. João Paulo
  6. José Mendes
  7. Monte Verde
  8. Pantanal
  9. Saco dos Limões
  10. Saco Grande
  11. Santa Mônica
  12. Trindade
  13. Carvoeira

Veja bairros de outras regiões de Florianópolis:

Informações nessa seção:


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE