Parque Ecológico do Córrego Grande

Situado no bairro Córrego Grande, região central de Florianópolis, o Parque Ecológico Municipal Prof. João David Ferreira Lima, mais conhecido como Parque Ecológico do Córrego Grande, ocupa uma área de 21,3 hectares, onde conta com uma infraestrutura diversificada para oferecer ao visitante mais uma alternativa na área de lazer em Florianópolis.

Parque Ecológico do Córrego Grande
Parque Ecológico do Córrego Grande

A grande atração do lugar são as trilhas ecológicas e acessíveis a todos. Resultado de uma parceria pública-privada, o projeto tem o objetivo de atender a todos com uma pavimentação ecológica, sem utilização de cimento. Ao longo da trilha, foram instaladas cordas-guia e placas com informações em inglês, espanhol, braile e libras. Ao todo, são 131 metros em meio à mata nativa com mais de 100 espécies de árvores identificadas. Como as placas têm um papel importante no projeto de Educação Ambiental do Parque, elas foram confeccionadas em metal e receberam uma película protetora para que durem mais.

Quem quiser mais informações sobre a flora e a fauna do Parque Ecológico do Córrego Grande poderá contar com quiosques para orientação e com guias especializados, disponíveis durante todo o horário de funcionamento.

Esporte, Cultura e Lazer

Parque Ecológico do Córrego Grande

Depois de conhecer as trilhas, uma boa alternativa é um descanso à beira de um dos dois lagos. Se as crianças não gostarem de ficar paradas, têm como opção o parque infantil, lembrando que para frequentá-lo é necessária a presença do responsável.

As atividades esportivas também são incentivadas dentro do Parque. Para isso, conta com um quiosque da Fundação Municipal de Esportes e com duas quadras poliesportivas. As quadras são abertas a toda a comunidade e para usá-las basta reservar com antecedência.

No parque também acontecem aulas de Yoga e Tai Chi Chuan. A mestre Mônica Santana ministra aulas de Yoga ás  quartas-feiras. As aulas são gratuitas e para participar basta apenas levar uma esteira para fazer os exercícios.


PUBLICIDADE


Educação Ambiental

A Fundação Municipal do Meio Ambiente - Floram mantém um viveiro e uma estufa para pesquisa e cultura de mudas nativas. Durante o dia, os visitantes são atendidos por guias que explicam o trabalho desenvolvido pela Floram. Há o borboletário Woody Benson, que permite contato direto dos visitantes com os insetos, todos nativos de Florianópolis. O espaço busca conscientizar sobre a importância dos animais para a manutenção dos ambientes naturais e da diversidade biológica.

No local também são oferecidas oficinas de papel artesanal. O projeto tem como objetivo incentivar as pessoas a adotarem o método dos 3R's (reduzir, reciclar e reutilizar) no dia-a-dia, a partir de pequenas mudanças de hábitos. A oficina é aberta tanto para escolas, grupos de idosos e organizações não governamentais, quanto para a comunidade em geral. Os grupos já formados podem agendar a visita pelo telefone (48) 3338-0021. Já as pessoas da comunidade interessadas em participar do projeto devem fazer o cadastro, e aguardar a formação de grupos com dez alunos.



PUBLICIDADE