Turismo Ecológico | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Turismo Ecológico

Classificamos este tipo de modalidade como sendo uma prática de turismo de lazer, esportivo ou educacional, em áreas naturais, que se utiliza de forma sustentável dos patrimônio natural e cultural, incentiva a sua conservação, promove a formação de consciência ambientalista e garante o bem-estar das populações envolvidas. Ou melhor, como sugere o título, turismo ecológico pode ser visto como ecoturismo e pode ser praticado em um banho de cachoeira, numa caminhada por trilhas, num passeio a cavalo, num estudo biológico, e até mesmo numa contemplação em uma das áreas naturais da Ilha de Santa Catarina.

Ecoturismo em Florianópolis - Trilha do Santinho
Ecoturismo em Florianópolis - Trilha do Santinho

Impulsionados pela vontade de se entrosar com os reinos vegetal e animal e harmonicamente fazer parte deles, os chamados ecoturistas andam, seguem trilhas desconhecidas, suam, e quase perdem o fôlego apenas para poder contemplar as paisagens que ficaram imutáveis ao longo dos séculos.

O turismo ecológico se evidencia de qualquer outro tipo de turismo tradicional pela iniciativa de que viajantes se deslocam do seu local de origem em busca de áreas relativamente pouco conhecidas, com objetivos específicos de estudo, admiração e prazer.

Acredita-se que no Brasil existem mais de meio milhão de pessoas que praticam o ecoturismo, num total de 50 milhões no mundo. Com o crescimento superior a 15% ao ano, deverá ser uma das principais modalidades do lazer e turismo nos próximos anos.

Passeios de Barco até a Ilha do Campeche
Passeios de Barco até a Ilha do Campeche

Sugestões de Passeios Ecológicos

Só na Ilha de Santa Catarina são inúmeros os locais que mantêm intactas as suas características originais. O Parque Estadual da Lagoinha do Leste, por exemplo, com sua bela praia de águas claras e límpidas, e a lagoa cercada por dunas, são belos passeios ecológicos.

A praia de Naufragados é outra que não fica atrás. Além da natureza selvagem e exuberante que cerca o ambiente, é povoada por uma pequena colônia de pescadores que transforma o passeio numa viagem ao passado.

A Ilha do Campeche também é um ótimo lugar para praticar ecoturismo, com grutas, trilhas e vegetação nativa.

Já a Lagoa do Peri é ideal para quem gosta de praticar trekking, passando por várias nascentes e cachoeiras escondidas no meio da mata.

Praticar o mergulho também é uma opção de desbravar a natureza intacta do fundo mar e até mesmo conhecer um naufrágio e animais impressionantes.

E no Norte da Ilha o visitante pode fazer belas trilhas, conhecer algumas ilhas com passeios de lancha ou de escunas, e até experimentar um passeio a cavalo, conhecendo as belezas naturais de uma maneira diferente.



PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE