Aprendendo a Surfar em Florianópolis | Lazer e Esportes em Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
-->
PUBLICIDADE

Aprendendo a Surfar

Basicamente o surf consiste em descer uma onda equilibrado em cima de uma prancha. A princípio parece fácil, mas é necessário que o surfista tenha uma série de conhecimentos que antecede o domínio das sábias posições que permitem "pegar a onda".

A primeira condição para ser um bom surfista é saber observar o mar. Ver onde a onda quebra (arrebentação), qual é a direção da água, como está o vento. Antes de mais nada, o bom surfista é um observador cuidadoso do mar e um real conhecedor de ventos e marés.

Ao deitar numa prancha não se deve ficar nem muito à frente (isso provocaria o afundamento do bico) e nem muito atrás (que provocaria o contrário). A sensibilidade de cada um dá a melhor posição. Depois é só remar na direção das ondas. Bastam algumas remadas para entender as variações de direção e iniciar a intimidade fundamental com o instrumento.



O equilíbrio é um fator determinante na prática do surf. O importante no equilíbrio ao ficar de pé na prancha é a base. A posição dos pés é que vai dar esta base. Um bom método de aprender a ficar de pé é treinar fora da água, em cima da prancha na areia, ou mesmo num risco desenhado na areia. A destruição do risco, na prancha, resultaria no desequilíbrio.

Com as mãos colocadas na borda, como se fosse fazer uma flexão abdominal, você deve levantar-se rapidamente, com os pés fixos no mesmo lugar, isto é, com o pé de apoio atrás. Este pé de apoio deve ficar transversal à prancha. O pé da frente, que permite a manobra, fica em cima da longarina, ou seja, da linha do meio da prancha. O local correto de ficar de pé está um pouco atrás do ponto médio de flutuação da prancha (no lugar onde o peito estava apoiado na posição deitado).

Para quem está iniciando o mais indicado é "pegar" para o lado em que se possa ficar de frente para a onda (front-side), ou seja, quem coloca o pé direito na frente fica front-side em ondas para a esquerda. Já aqueles que colocam o pé esquerdo na frente, ficam front-side em ondas para a direita. Este é o princípio básico do equilíbrio, que deverá possibilitar todas as manobras na onda.



Mas quando o surfista está de costas para a onda, costuma-se dizer que ele está back-side para o lado que a onda quebra (Status Esporte, s/d).

Equipamentos necessários para a prática do surf

Prancha, parafina e leash (cordinha). Se estiver frio recomenda-se utilizar uma roupa de borracha e se estiver muito calor uma camiseta de lycra para que o contato com a parafina não queime a pele.

As manobras mais conhecidas entre os surfistas

  • Cut back - esta manobra, bastante executada pelos surfistas, é um corte de 180 graus na onda quando ela começa a perder a qualidade. Quando os surfistas retornam à parte mais crítica da onda, ela já começa a se formar novamente. O cut back pode ser tanto de front side como de back side.
  • Front side - é quando o surfista está de frente prá onda e back side é quando ele está de costas para onda .
  • Aerial - é quando o surfista voa sobre a crista da onda. Dá um voo com a prancha e cai novamente na parede da onda.
  • Tubo - manobra em que o surfista é encoberto pela parede da onda.

Praia do Santinho

Casarão - Camping e Hospedaria (Hostel)

Visite o Site Casarão - Camping e Hospedaria (Hostel)

Área de camping com vasta sombra e totalmente integrada à natureza, localizada a aproximadamente 300 metros do mar, em uma das mais belas praias de Florianópolis, muito procurada por surfistas por suas ondas perfeitas. Dispõe também de quartos coletivos e privativos (hostel). Nossos clientes encontram à sua disposição, lotes individuais para barraca de aproximadamente 12m² cada com tomadas elétricas, além de estacionamento, banheiros c ... [Veja mais]

Barra da Lagoa

Floripa Surf Club - Surf, SUP, Caiaques e Bicicletas

Floripa Surf Club - Surf, SUP, Caiaques e Bicicletas

Aulas de Surf e Aluguel de Bicicletas na Barra da Lagoa | Aluguel de SUP (Stand Up Paddle) e Caiaques na Lagoa da Conceição. Muito surf, música boa, comida saudável, artesanato local e aluguel de bikes novinhas. Estamos localizados no espaço Barra Beach Floripa, um lugar super especial, com todo o suporte para receber turistas, perfeito para você curtir o verão em família ou com os amigos na Barra da Lagoa. ... [Veja mais]

Qualidade Comprovada
Qualidade comprovada pela equipe do Guia Floripa em 2022.
  • Rua Aconchego do Mar, 60 - Base no estacionamento Barra Beach Floripa, em frente ao Projeto Tamar.
  • Bairro: Bairro Barra da Lagoa
  • Florianópolis
  • (48) 99991-3535 / 99991-0335
  • Envie WhatsApp
Praia do Campeche

Campeche Surf School

A Campeche Surf School visa atender de forma profissional, consciente e segura a crescente procura por aulas de surf. Oferece experiência e formação qualificada de seus instrutores e professores a serviço do ensino e treinamento adequado para seus alunos. Atendemos à empresas, escolas e aulas particulares ou em grupos.

PUBLICIDADE
Barra da Lagoa

Surf Escola Barra da Lagoa

A Escola de Surf Barra da Lagoa é comprometida com o objetivo de ensinar e apaixonar as pessoas pelo surf. De forma segura e responsável, ensinar o máximo desse esporte incrível e o seu vasto universo, sobre tudo em que está inserido, como surfar com responsabilidade pelo mundo a fora. Aulas de Surf para todas as idades a partir de 4 anos, funcionamos todos os dias e também temos aluguel de equipamentos: pranchas (boards), Neoprenes (wetsui

PUBLICIDADE
Barra da Lagoa

Escola de Surf e SUP / Surfcamp Evandro Santos

Escola de Surf e SUP / Surfcamp Evandro Santos | Escola de Surf em na Barra da Lagoa | Florianópolis. 32 anos de história no surf - Aulas e cursos de surf e SUP feitos pelo próprio profissional - Pioneiro em Santa Catarina - Aluguel de pranchas e equipamentos - Fabricação e consertos.

Qualidade Comprovada
Qualidade comprovada pela equipe do Guia Floripa em 2012.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
/.geral-ad -->