Inaugurado em 2002, o Museu das Oficinas Líticas, também conhecido como Museu dos Brunidores, foi projetado pelo Iphan, Instituto de Patrimônio histórico e Artístico Nacional, em parceria com o Resort Costão do Santinho. Localizado no costão sul da Praia dos Ingleses, no norte de Florianópolis, o Museu abriga um sítio arqueológico de destaque, com uma grande variedade de rochas esculpidas pelos povos ancestrais da Ilha, produzidos durante a atividade cotidiana de amolar e afiar instrumentos e artefatos líticos (de pedra).
O sítio arqueológico é repleto de pedras usadas como afiadores e amoladores. Tais pedras estão expostas em locais isolados, sempre bem próximos ao mar e aos riachos da Praia dos Ingleses. No Museu, ainda são observadas pedras marcadas em formatos circulares e em linhas longitudinais, onde eram preparadas, durante atividade cotidiana, machadinhas, pontas de lanças, pesos para rede de pesca e zoólitos (animais de pedra).
Atualmente, o Museu das Oficinas Líticas é protegido por uma estrutura de madeira, composta por um caminho e um deque.
Visitação
Gratuito e fica aberto ao público durante todos os dias do ano. O ideal é visitá-lo durante o dia.
Trilha Arqueológica - Centro de Arqueoastronomia
O Centro de Arqueoastronomia, em parceria com o Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia – IMMA, reune uma coleção de painéis de arte Rupestre (frotagens), artefatos arqueológicos, painéis fotográficos, além da trilha criada para dar acesso aos monumentos megalíticos do morro da Galheta, a Trilha da Oração. ... [Veja mais]