É um passeio diferente do habitual, localizado na praia do Santinho. Os visitantes observam e apreciam ao ar livre as Inscrições Rupestres grafadas possivelmente entre um e quatro mil anos atrás. As inscrições rupestres ou petroglifos são expressões gráficas marcadas em superfícies rochosas, quase sempre em lugares elevados como costões, penhascos e paredões.
A Praia do Santinho deve este nome a uma inscrição rupestre, cujo formato lembrava um pequeno santo. Pescadores costumavam fazer um culto simbólico a essa inscrição já desaparecida, acendendo velas e rezando para pedir proteção e farta pescaria. O caminho que forma o roteiro está sinalizado, calçado e parte do conjunto arqueológico foi protegido por uma estrutura de sombreamento.
Ainda na trilha é possível observar, distribuídos em um extenso costão de diabásio, e de difícil acesso, quatro grupos de petróglifos: figuras antropomorfas, esquemas geométricos, painéis e sinalizações isoladas em baixo relevo. Também ocorrem vestígios das oficinas líticas, gravadas na cavidade das pedras, com dezenas de alisamentos onde, à beira mar, eram afiados os instrumentos das populações primitivas.
Endereço e Visitação
Na Praia do Santinho, seguindo a trilha ao longo do Costão a direita da praia .
O horário é livre, mas o ideal é visitar durante o dia.
Gratuito.
Trilha Arqueológica - Centro de Arqueoastronomia
O Centro de Arqueoastronomia, em parceria com o Instituto Multidisciplinar de Meio Ambiente e Arqueoastronomia – IMMA, reune uma coleção de painéis de arte Rupestre (frotagens), artefatos arqueológicos, painéis fotográficos, além da trilha criada para dar acesso aos monumentos megalíticos do morro da Galheta, a Trilha da Oração. ... [Veja mais]