Primeira Rua Calçada em Santa Catarina

Por conta da visita do Imperador do Brasil Dom Pedro II a Desterro, em 1845, Santo Antônio de Lisboa foi a localidade da ilha escolhida para receber a primeira rua calçada em Santa Catarina.

Primeira Rua Calçada em Santa Catarina

Na época era muito comum utilizar o chamado "pé-de-moleque", um tipo de calçamento com pedras brutas e irregulares, que lembra o famoso doce à base de amendoim. Embora não haja registro, muitos autores afirmam que este tipo de calçamento, escolhido para pavimentar as primeiras ruas nas vilas do Brasil colônia, surgiu de uma tentativa de reaproveitar as pedras que eram utilizadas como lastro nos porões dos navios que vinham de Portugal.

Dom Pedro II e a Imperatriz Thereza Christina chegaram a Santo Antônio de Lisboa em 21 de outubro, nono dia de sua visita, e foram recebidos às nove horas da manhã por gente de todo o norte da Ilha. Seu cortejo passou pela Igreja e e pelo sobrado especialmente construído para a sua visita, entretanto, começou a chover por volta das 11 horas da manhã e Dom Pedro II cancelou toda a sua agenda de visitas as demais regiões da ilha e recolheu-se aos seus aposentos no navio vapor Imperatriz, acompanhado de toda a sua comitiva.

Feira das Alfaias - Feira de Santo Antônio de Lisboa
Feira das Alfaias - Santo Antônio de Lisboa

Hoje em dia, neste mesmo local, ocorre a Feira das Alfaias, uma feira de artesanato com produtos de artistas locais, aos sábados, a partir das 14 horas.



PUBLICIDADE