PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Trilha do Moçambique – Santinho

A Trilha do Moçambique - Santinho atravessa os três costões do Morro das Aranhas - Ponta das Aranhas, Ponta do Lageado e Ponta do Calhau Miúdo - para chegar ao canto sul do Santinho. No caminho, muitos aclives, declives, túneis formados por árvores e áreas com vegetação de pastagem, capoeirinha e gravatá.

Durante quase 1h de caminhada você passa por pequenos córregos, áreas para banho de mar e pontos de pesca e coleta de mariscos. Rica em registros primitivos, tanto no início do costão de Moçambique quanto nas rochas do costão do Santinho há sítios arqueológico com inscrições rupestres e oficinas líticas.

Do alto se vê o conjunto das Ilhas das Aranhas, toda extensão da Praia do Moçambique e o Parque Estadual do Rio Vermelho. Para os aventureiros com bom preparo físico, quase no final do percurso é possível pegar um desvio que se conecta a trilha que leva ao topo do Morro das Aranhas,  de onde pode-se ter um vista panorâmica da Praia do Santinho.

Vale explicar que, apesar da trilha chamar-se Moçambique-Santinho, a maioria dos praticantes percorre o sentido contrário, Santinho-Moçambique, já que o acesso pela Praia do Santinho é mais fácil, por ser uma região urbanizada. Para realizar a trilha a partir da Praia do Moçambique é necessário caminhar por um longo trecho da praia até ao Canto das Aranhas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE