Hospedaria dos Imigrantes | Pontos Turísticos de Florianópolis
PUBLICIDADE

Hospedaria dos Imigrantes

Criada em 1890, a Hospedaria dos Imigrantes do Saco do Padre Inácio, como era conhecida a época, foi a primeira edificação inaugurada pelo poder público no período republicano em Florianópolis. A edificação foi descrita na época como “edifício situado em magnífico local, possuindo um bom ponto e uma excelente vista, com acomodações para cerca de 250 pessoas”. Seu objetivo era o de abrigar cidadãos estrageiros recém-chegados ao Brasil e que seriam posteriormente destinados ao trabalho rural. Os que aportavam com enfermidades, o que não era raro, permaneciam em quarentena antes de regularizar a sua permanência. 

Este prédio magnifico, hoje situado na cabeceira continental das Pontes Pedro Ivo e Colombo Sales, já abrigou diversos órgãos e instituições públicas. Entre 1904 e 1906, ali funcionou a Estação Agronômica e Veterinária. Depois, entre 1907 e 1943, funcionou a Escola de Aprendizes Marinheiros.

Posteriormente, na década de 1960, foi instalada ali a sede da Escola Agrupada de Coqueiros, mais tarde denominada Escolas Reunidas Almirante Carvalhal, que tinha como principal finalidade a alfabetização de trabalhadores do Estaleiro Naval, da Marinha do Brasil, e seus filhos.

Em 1984, o prédio passou por importante reforma que voltou a valorizar sua presença neste local privilegiado e passou a abrigar a Secretaria de Turismo de Florianópolis. Logo passou a ser conhecido como Portal Turístico de Florianópolis. Atualmente, o prédio é ocupado pela Guarda Municipal de Florianópolis.


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE