Base Aérea de Florianópolis | Bairro Carianos | Guia Floripa
PUBLICIDADE

Base Aérea de Florianópolis

Em 1922, em cumprimento ao decreto Nº 15.672, o Capitão de Fragata Luiz Pereira Pinto Galvão adquiriu parte do terreno que pertencia à antiga fazenda  Ressacada e, mais tarde, em 10 de maio de 1923, instalou naquela região o Centro de Aviação Naval, parte de um conjunto de Bases Navais que serviriam ao Sistema de Defesa Aérea do Litoral do Brasil. No local foram construídos o prédio da administração, dois alojamentos, o paiol, uma enfermaria, um hangar para hidroplanos, oficinas, estação meteorológica e demais obras de infraestrutura. A aviação, até então, era feita somente por hidroaviões.

Base Aérea de Florianópolis - Carianos
Base Aérea de Florianópolis

Logo depois de concluídas as obras, já era necessário dotar o campo da ressacada de uma melhor infraestrutura para atender a aviação terrestre. Na época, era o único campo de pouso e decolagem existente e estava sendo utilizado por aviões estrangeiros.

O início da operação como aeroporto comercial se dá em 21 de junho de 1927, quando aterrissou no campo da Ressacada um aeroplano da Companhia Latécoerè, pilotado pelo francês Paul Vachet. Em 20 de janeiro de 1941, com a criação do Ministério da Aeronáutica, o Centro de Aviação Naval passou a denominar-se Base Aérea de Florianópolis. No período de 1952 a 1954, foi construído o terminal de passageiros, administrado pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) e, até 1955, o complexo Base/Aeroporto possuía uma torre de controle, construída em madeira, uma pista de concreto de 1.500 m x 45 m e um pátio gramado para o estacionamento de aeronaves. Desde então, foram realizadas inúmeras obras de ampliação e melhoria na infraestrutura do aeroporto para proporcionar conforto e segurança aos seus usuários. Estas obras no aeroporto e a fixação na região dos militares que serviam na Base Aérea de Florianópolis proporcionaram ao povoado  um processo de desenvolvimento lento, porém contínuo.

Base Aérea de Florianópolis

Serviço
Comando da Base Aérea de Florianópolis (BAFL)
Ordenança: (48) 3229-5020 / 3229-5004
Comunicação Social: (48) 3229-5022 / 3229-5026
scs.bafl@fab.mil.br

Endereço
Av. Santos Dumont, S/N, Tapera
CEP:  88.047-901 - Florianópolis - SC

Veja mais informações no Site da Força Aérea Brasileira - Base Aérea de Florianópolis.


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE