Grupo Bongar (PE) e Maracatu Arrasta Ilha | Guia Floripa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Grupo Bongar (PE) e Maracatu Arrasta Ilha

Detentores de uma sonoridade peculiar, única, o grupo Bongar (PE) é atração desta sexta-feira. Quem assina a produção é o Maracatu Arrasta Ilha, que também assume a abertura musical da noite.

O Bongar foi fundado 2001 com o propósito de mostrar a cultura Xambá e difundir a batida peculiar do Coco da Xambá. Eles resgatam e divulgam a cultura Xambá e do tradicional coco que acontece na casa há mais de 40 anos, todo dia 29 de junho. Os integrantes do grupo fazem parte da Nação Xambá do Quilombo do Portão do Gelo, em Olinda, única dessa linhagem africana que se tem conhecimento no Brasil.

Reúne em si os festejos tradicionais do Terreiro Xambá, local sagrado do culto aos Orixás e Eguns, no Portão do Gelo, em Olinda. No repertório do Bongar, loas e composições criadas a partir do cotidiano do grupo na comunidade Xambá. Palavras chaves deste trabalho são: Arte, espiritualidade e muito ritmo forte. Os componentes têm influências musicais no universo das manifestações populares, como o coco da Xambá, maracatu, ciranda, caboclinho, bumba-meu-boi, frevo e no candomblé.

O grupo tem dois discos gravados: 29 de Junho (em alusão à festa do Coco da Xambá) e Chão Batido Coco Pisado; e gravou recentemente seu primeiro DVD.

O Grupo Arrasta Ilha existe há doze anos em Florianópolis e tem por objetivo difundir a cultura do Maracatu de Baque Virado, ou Maracatu Nação, que é uma brincadeira popular urbana de forte cunho religioso, encontrada em Recife, Pernambuco. É uma manifestação de origem africana inserida no ciclo carnavalesco. Simboliza, entre outras coisas, a coroação dos reis do Congo, feita em forma de cortejo. O cortejo é acompanhado por uma orquestra de percussão, formada por alfaias, abês, ganzás, atabaques, taróis e gonguê, além de uma voz solo e o coro de vozes.

Inicio: 10/05/2014 01:00

Fim: 10/05/2014 02:30

Valores: Até meia-noite R$ 15. Após, R$ 20.

A casa abre às 22h. Som ao vivo começa à meia-noite.

Gostou? Compartilhe


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE