Daniela – Bairro de Florianópolis
Região: Norte da Ilha
Bairro próximo: Jurerê Internacional (3,5 km)
Praias próximas: Praia da Daniela | Praia de Jurerê Internacional | Praia do Forte
Distâncias: Centro e Rodoviária 28 km | Aeroporto 38 km
Encontre também: esportes náuticos, pesca, trilha, mangue
O bairro Daniela está localizado em uma pequena península na região norte da Ilha de Santa Catarina, a 28 km do Centro, entre os bairros Jurerê Internacional e Sambaqui.
Atualmente, sua população fixa não ultrapassa os 1.000 habitantes, entretanto, durante a temporada de férias e veraneio esse número chega a triplicar.
Trata-se de uma área predominantemente residencial e de veraneio. Construído de forma planejada, assim como Jurerê Internacional, possui ruas arborizadas, largos, calçadas e amplos estacionamentos públicos. Em cada quadra do loteamento há áreas destinadas a servir como pequenas praças.
O comércio no bairro é bastante restrito, direcionado às necessidades dos moradores, formado por pequenos mercados e alguns prestadores de serviços, como imobiliárias. Grande parte dos poucos empreendimentos comerciais estão concentrados na avenida principal.
As opções de lazer noturno são escassas, entretanto, pela proximidade com Jurerê Internacional, é possível usufruir dos bares, casas noturnas e beach points mais badalados da cidade.
Muito popular entre turistas do Cone Sul, o bairro da Daniela reúne diversas nacionalidades e culturas durante o verão, com predominância de brasileiros vindos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e dos estados do Centro-oeste. No bairro não há hotéis, apenas algumas pousadas e muitas casas para aluguel de temporada.
PUBLICIDADE
História
Tanto o nome do bairro quanto da Praia da Daniela são homenagens à neta do senhor João Prudêncio de Amorim, empresário que ergueu um loteamento na região no início da década de 1970. No entanto, essas designações são consideradas extra-oficiais, uma vez que a legislação vigente não permite que logradouros públicos recebam o nome de pessoas vivas.
É possível afirmar que a área saltou diretamente de seu estado natural para o de urbanização, sem passar por outros estágios de ocupação. Isto porque a Daniela só começou a atrair atenções entre as décadas de 1960 e 1970, quando a SC-401 foi construída e o acesso ao norte da Ilha de Santa Catarina tornou-se mais fácil, permitindo o desenvolvimento de alguns balneários.
A construção do balneário da Daniela foi autorizada pela prefeitura em 1972, sob a forma de loteamento. A maior parte dos terrenos utilizados no projeto era coberta por mangue e pertencia à União, enquanto a segunda parcela era composta por terras que não pertenciam a ninguém. Na época, o Ministério Público não concordou com a instalação do loteamento, pois o projeto feria o Código Florestal.
Ainda assim, as obras foram adiante e o loteamento foi instalado. Atualmente, a malha urbana do bairro encontra-se em expansão, ainda que a infraestrutura seja bastante limitada. A população fixa é responsável pelas poucas atividades comerciais presentes na Daniela, enquanto os proprietários de imóveis que têm o bairro como “segunda residência” se encarregam de boa parte das ofertas de hospedagem para o verão.
Conheça mais Bairros da Região Norte de Florianópolis
- Cachoeira do Bom Jesus
- Cacupé
- Canasvieiras
- Daniela
- Ingleses do Rio Vermelho
- Jurerê Internacional
- Jurerê Tradicional
- Ponta das Canas
- Praia Brava
- Sambaqui
- Santo Antônio de Lisboa