Guia Floripa

Costeira do Pirajubaé

Costeira do Pirajubaé – Bairro de Florianópolis

Fotos de Florianópolis

Região: Sul da Ilha
Bairros próximos: Saco dos Limões (3,5 km) | Pantanal (3 km) | Rio Tavares (7 km) |Campeche (8 km) | Carianos (5 km)
Praias próximas: Praia do Campeche (10 km leste) | Praia do Morro das Pedras (13 km leste) | Praia da Tapera (16 km sul)
Distâncias: Centro e Rodoviária 6 km | Aeroporto 12 km

Costeira do Pirajubaé - Mapa de Localização

A Costeira do Pirajubaé é um bairro localizado na parte sudoeste da Ilha de Santa Catarina, distante aproximadamente 6 km do centro de Florianópolis.

Espremida entre o Maciço da Costeira e a orla por onde passa a Via Expressa Sul, a “Coixtêra”, como é carinhosamente chamada pelos nativos da Ilha, é um bairro predominantemente residencial. A maioria dos seus 12.000 habitantes moram em casas nas encostas do maciço.

O bairro é caminho obrigatório de quem se dirige aos bairros do sul da Ilha pela via Expressa Sul, ao Estádio da Ressacada e ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

Costeira do Pirajubaé
Costeira do Pirajubaé

Por causa da construção do aterro da Via Expressa Sul, o bairro Costeira do Pirajubaé ganhou muitas áreas de lazer, como a ciclovia que acompanha toda a orla, gramados com campos de futebol e quadras para vôlei e futebol de areia. À beira-mar existem diversos trapiches para a atracação de barcos, de onde se pode admirar um belíssimo pôr-do-sol nas tardes de primavera e verão.


PUBLICIDADE

História

Existem duas hipóteses a respeito do nome da Costeira do Pirajubaé. A primeira delas defende que o termo “prejibahi” seria o resultado da junção de “breguigoens”, que significa “berbigão”, com “igbaheapina”, que seria “caminho das águas”. Juntos, os termos significariam algo como “caminho de berbigões”. Já a segunda, mais aceita, diz que “pregibaé” seria uma palavra de origem do tupi e significaria “peixe de cara feia”.

Costeira do Pirajubaé

Nos séculos XVIII e XIX, o relacionamento estabelecido entre as freguesias deu origem a uma verdadeira rede de estradas dentro da Ilha de Santa Catarina. A via de acesso ao sul da ilha passava obrigatoriamente pelo vilarejo de Pregibaé, cuja população era, então, bastante reduzida. As casas ficavam bem distantes umas das outras, sendo que algumas famílias viviam à beira do mar e outras preferiam habitar os terrenos mais altos.

Os que moravam próximos do mar tiravam dali a maior parte do seu sustento. Já os moradores da parte mais alta do povoado dedicavam-se à agricultura e à criação de animais, aos engenhos e à produção de cal. Também existiam áreas de uso comum, onde todos podiam soltar suas cabeças de gado, fazer roças e de onde retiravam lenha para as atividades domésticas cotidianas.


PUBLICIDADE

Na década de 1920, o desenvolvimento do bairro Saco dos Limões fez com que o bairro se expandisse e alcançasse a área que hoje corresponde à Costeira do Pirajubaé. Nos trinta anos que se seguiram, a Costeira foi deixando seu ar de cidadezinha do interior para se transformar em um bairro residencial, sobretudo para famílias vindas do interior da Ilha e das cidades vizinhas.

Costeira do Pirajubaé

Em 1970, Florianópolis passou por reformas urbanas que trouxeram mudanças significativas para a Costeira do Pirajubaé. Até então, as praias do sul da Ilha eram pouco procuradas pelos turistas por conta das dificuldades de acesso. Para a construção de uma via que levasse à região, foi necessário o aterramento de uma parte da costa do bairro. A obra trouxe uma série de consequências, sendo a mais séria delas a alteração do ecossistema marinho local.

Costeira do Pirajubaé
Quadra de Espostes na Costeira do Pirajubaé

No ano de 1995, foram iniciadas as obras da Via Expressa Sul, que tinha por principal objetivo melhorar o trânsito do centro de Florianópolis. Esse empreendimento também implicou em transformações significativas nas condições ambientais da Costeira do Pirajubaé. Segundo pescadores, espécies como o camarão, por exemplo, simplesmente deixaram de existir. Isso fragilizou ainda mais as atividades pesqueiras do bairro, que já se encontravam em declínio.

Costeira do Pirajubaé - Mapa de Localização

Conheça mais Bairros da Região Sul de Florianópolis

Bairros da Região Sul de Florianópolis
  1. Armação do Pântano do Sul
  2. Campeche
  3. Carianos
  4. Costeira do Pirajubaé
  5. Pântano do Sul
  6. Ribeirão da Ilha
  7. Rio Tavares
  8. Tapera

Veja bairros de outras regiões de Florianópolis:

Sair da versão mobile