Praia de Sambaqui – Praia de Florianópolis
Região: Norte da Ilha
Bairro: Sambaqui
Praia próxima: Praia de Santo Antônio de Lisboa (2 km sul)
Distâncias: Centro e Rodoviária 20 km | Aeroporto 30 km
Tipo de Praia: Praia Rasa (areia fina e profundidade aumenta lentamente)
Ondulação: Calma (sem ondas)
Faixa de areia: Estreita (até 10 m)
Comprimento da praia: 1,1 km
Temperatura da água: Moderada
Encontre também: esportes náuticos, passeio de barco, pesca, maricultura, arquitetura colonial, via gastronômica
A praia de Sambaqui é um tradicional vilarejo de pescadores que abriga, além de nativos, visitantes temporários, turistas e veranistas que procuram um lugar calmo e tranquilo para se estabelecer.
De raízes açorianas, a comunidade local luta pela preservação de seus costumes e tradições, promovendo festas religiosas e incentivando grupos de danças folclóricas, montados e dançados pelos próprios membros da comunidade.
O visual é um dos maiores atributos de Sambaqui. Além da paisagem típica do século XIX, apresenta vista panorâmica da Baía Norte e do Continente. É por conta desta vista que, nos últimos anos, foram instalados vários bares e restaurantes que se especializam na gastronomia baseada em frutos do mar, produto tradicional da região.
PUBLICIDADE
Características Naturais do Sambaqui
Assim como Santo Antônio de Lisboa, é uma praia interna da Baía Norte. Da praia, podem ser avistadas a Avenida Beira-mar Norte, as pontes que ligam a ilha ao continente e as regiões continentais ao norte de Florianópolis.
O mar é calmo e a área é lodosa, com presença de algas e limo nas rochas. As pedras também são características da região. Muitas delas marcam os limites entre Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, além de compor uma paisagem bela, onde pousam gaivotas que esperam o momento propício para mergulhar atrás de peixes.
A praia tem pouco mais de um quilômetro de extensão. A largura da faixa de areia vai de zero a pouco mais de 10 metros.
PUBLICIDADE
História do Sambaqui
A história de Sambaqui se esconde no próprio significado da palavra em tupi-guarani: sambá ou tambá (concha, ostra) e qui ou quire (dormir, fazer), significando cemitério, tanto de corpos humanos como de material inutilizado.
Extensos depósitos de areia, conchas, cascas de ostras, restos de artefatos e esqueletos ali foram alojados, o que comprovou a presença de primitivos habitantes neste local, os sambaquianos, também chamados de povos dos sambaquis.
A partir do século XVIII, passa a receber colonizadores açorianos, junto a Santo Antônio de Lisboa, uma das colônias portuguesas mais antigas de Florianópolis.
Sambaqui ainda preserva as características de pequena vila, pacata e bucólica, por interesse dos moradores, que prezam por este estilo de vida.
Conheça também outras Praias do Norte da Ilha:
- Cachoeira do Bom Jesus
- Cacupé
- Canasvieiras
- Daniela
- Ingleses
- Jurerê Internacional
- Jurerê Tradicional
- Lagoinha
- Ponta das Canas
- Praia Brava
- Praia do Forte
- Praia do Santinho
- Sambaqui
- Santo Antônio de Lisboa
Outras regiões
Procurando por praias em outras regiões da ilha? Visite os links abaixo: