Matadeiro – Praia de Florianópolis
Região: Sul da Ilha
Bairro: Armação do Pântano do Sul
Praias próximas: Praia da Armação (trilha 0,4 km norte) | Praia da Lagoinha do Leste (trilha 4,3 km sul)
Distâncias: Centro e Rodoviária 22,4 km | Aeroporto 13,4 km
Tipo de Praia: Praia Intermediária (fundo variável, com bancos de areia)
Ondulação: Forte (de ondas médias a grandes)
Faixa de areia: Média (entre 10 m e 20 m) e Larga (acima de 20 m)
Comprimento da praia: 0,9 km
Temperatura da água: Fria
Encontre também: surf, pesca, rio, trilha, mergulho, restaurantes “pé-na-areia”
Não há carros, ônibus, hotéis, cambistas nem barulho de cidade na Praia do Matadeiro. Não há nada além de banhistas, comunidades pesqueiras, surfistas, famílias, restaurantes à beira-mar e natureza, muita natureza.
A Praia do Matadeiro é destino de quem gosta de apreciar praias da forma como elas nasceram, apenas água, areia e árvores.
Este recanto natural recebe turistas que procuram sossego e alguns poucos moradores, cujo estilo de vida não passa perto de barulho excessivo ou poluição.
As águas são limpas e cristalinas, mas com ondas bravias e forte repuxo, o que demanda atenção de banhistas.
Alguns bares e restaurantes oferecem bebidas e comidas com ótimos preços (comparando com as praias do Norte da Ilha) a turistas que ficam o dia inteiro na praia, além de mesas com guarda-sol e até espreguiçadeiras. Se você está pensando em ficar lá por muito tempo, leve tudo que precisar, pois não há nenhum outro tipo de comércio além dos restaurantes.
A partir do Matadeiro, há uma trilha que leva até a Praia da Lagoinha do Leste, um dos destinos de Florianópolis que sofreram menor intervenção humana.
PUBLICIDADE
Características Naturais da Praia Matadeiro
A Praia Matadeiro está localizado entre as praias da Armação e da Lagoinha do Leste. O acesso é feito atravessando o rio Quinca Antônio (também conhecido como rio Sangradouro), que começa na Lagoa do Peri e desemboca no costão do Matadeiro. A quantidade de águas deste rio está relacionada ao nível da Lagoa do Peri e das marés. Alguns dias, é mais fácil atravessa-lo e chegar ao Matadeiro, mas também há períodos em que a travessia deve ser mais cuidadosa.
Por conta do acesso restrito, a mata local está bem preservada. A areia é fina e branca. As águas são limpas, com salinidade alta e bastante claras, sendo possível praticar mergulho livre. Normalmente, tendem a ser bastante frias.
PUBLICIDADE
As ondas são muito fortes, em alguns pontos o repuxo é violento, causando situações de arrastamento. Pode entrar a ondulação leste e o vento sul, que deixam as ondas próprias para a prática do surfe.
O limite sul da Praia do Matadeiro é feito pela Ponta do Quebra Remo e, ao norte, o canal sangradouro da Lagoa do Peri faz o limite. Tem cerca de 900 metros de extensão. A faixa de areia varia entre 30 e 60 metros.
História da Praia Matadeiro
Originalmente, em 1785, o local era conhecido como Saco do Matadouro, pois era nesta praia que se fazia o abate de baleias para uso do óleo, além do aproveitamento de carne, gordura e barbatanas. A baleação era a principal atividade econômica desta parte da ilha. O atual nome, Matadeiro, é uma má-utilização do termo matadouro – que faz referência à atividade praticada nesta praia.
Com o declínio da caça às baleias, em meados do século XIX, por conta do desaparecimento de baleias do litoral de Santa Catarina, a praia deixou de ser utilizada para fins econômicos. Alguns pescadores ainda fizeram uso da praia como acesso aos costões em que a pesca da garoupa é propícia.
Atualmente, a praia conta com poucas casas de veraneio ou de residência permanente e alguns bares.
Vídeo da Praia do Matadeiro
Conheça mais praias do Sul da Ilha
- Praia da Lagoinha do Leste
- Praia do Morro das Pedras
- Praia do Pântano do Sul
- Praia dos Açores
- Praia da Armação
- Praia da Solidão
- Praia do Campeche
- Praia do Saquinho
- Praia do Matadeiro
- Praia de Naufragados
- Ribeirão da Ilha
- Tapera
Outras regiões
Procurando por praias em outras regiões da ilha? Consulte