Praia do Saquinho – Praia de Florianópolis
Região: Sul da Ilha
Bairro: Pântano do Sul
Praias próximas: Praia da Solidão (norte) | Praia de Naufragados (sul)
Distâncias: Centro e Rodoviária 31 km + 1 km de trilha | Aeroporto 24 km + 1 km de trilha.
Tipo de Praia: Praia Rasa (areia fina e profundidade aumenta lentamente) e Praia Intermediária (fundo variável, com bancos de areia)
Ondulação: Mediana (com pequenas ondas)
Faixa de areia: Média (entre 10 m e 20 m)
Comprimento da praia: 75 m
Temperatura da água: Fria
Encontre também: trilha, pesca
A Praia do Saquinho está localizada no sul da Ilha de Santa Catarina. Voltada para o oceano atlântico, é uma praia quase intocada, de beleza exuberante e destino obrigatório para aqueles que gostam de aventura, privacidade e natureza.
Situada entre as praias da Solidão e de Naufragados, seu acesso é feito através de uma trilha que começa no final da via que dá acesso à Praia da Solidão, poucos metros após cruzar a ponte sobre o Rio das Pacas. O início da trilha do Saquinho é inclinado e bem marcado, com uma espécie de “trilho central” feito em concreto.
Durante a primeira parte do percurso, ao longo da encosta do Morro do Trombudo, há momentos de tirar o fôlego, ora pelas lindas visões panorâmicas de toda a orla da região, com destaque para as praias da Solidão, Açores e Pântano do Sul, ora pelos trechos íngremes que exigem algum preparo físico.
PUBLICIDADE
Após chegar ao topo, a trilha entra mata adentro e segue coberta pela vegetação. Quando começa a descida para a praia, redobre a atenção pois, por causa da umidade e pouco incidência de luz solar, o trilho de cimento pode estar escorregadio por causa do limo acumulado.
No trajeto, há vários riachos com água fresca. Quase chegando à praia existem algumas casas em madeira, umas abandonadas e outra apenas para veraneio, pertencentes aos poucos habitantes do local. Esta é uma das últimas comunidades da Ilha que conservam os costumes nativos.
Características Naturais da Praia do Saquinho
A Praia do Saquinho é pequena, são apenas 75 metros de faixa de areia, areia fina e branca, e mais algumas dezenas de metros recoberto de pedras, formando uma paisagem sem igual.
A praia está voltada para o mar aberto. Suas águas, em dias de sol e céu azul, é bastante clara, em tom azul turquesa. A água em toda região oceânica é fria, devido à corrente de ar do pólo. Dependendo das condições meteorológicas, as ondas são brandas, o fundo da praia tem declive bastante suave, sem correnteza ou repuxo. Entretanto, é necessário ter bastante cautela, já que não existe posto salva-vidas ou guarda-vidas na praia.
PUBLICIDADE
Tanto nas faces norte e sul, na Praia do Saquinho há costões em pedra, ricos em vida marinha, excelentes mariscos e muito apropriados à pesca. As encostas e morros têm cobertura de Mata Atlântica, rica em pássaros e animais silvestres. Em meio a este ecossistema, nascem pequenos rios que desembocam no mar e são as únicas fontes de água disponível na região.
História da Praia do Saquinho
Segundo os primeiros moradores da região, o nome Praia do Saquinho é de origem açoriana. Conta-se que os habitantes do arquipélago dos Açores chamavam de “saco” qualquer área protegida de grandes ondas ou ressacas. Em termos geográficos, entende-se por “saco” os recortes na linha costeira que dão origem às pequenas baías e enseadas.
Na Praia do Saquinho, atualmente, vivem apenas seis pessoas em um punhado de casas, entretanto, no passado a comunidade chegou a ter cerca de 170 moradores fixos.
Conheça mais praias do Sul da Ilha
- Praia da Lagoinha do Leste
- Praia do Morro das Pedras
- Praia do Pântano do Sul
- Praia dos Açores
- Praia da Armação
- Praia da Solidão
- Praia do Campeche
- Praia do Saquinho
- Praia do Matadeiro
- Praia de Naufragados
- Ribeirão da Ilha
- Tapera
Outras regiões
Procurando por praias em outras regiões da ilha? Consulte