Praia do Campeche – Praia de Florianópolis
Região: Sul da Ilha
Bairro: Campeche
Praias próximas: Praia da Joaquina (pela praia 7,5 km norte) | Praia do Morro das Pedras (pela praia 3,5 km sul)
Distâncias: Centro e Rodoviária 15 km | Aeroporto 9 km
Tipo de Praia: Praia de Tombo (areia grossa e profundidade aumenta rápido) e Praia Intermediária (fundo variável, com bancos de areia)
Ondulação: Forte (de ondas médias a grandes)
Faixa de areia: Larga (acima de 20 m)
Comprimento da praia: 3,5 km
Temperatura da água: Fria
Encontre também: passeio de barco, surf, dunas, pesca, trilha, lagoas, pescaria
Com três quilômetros e meio de extensão, a Praia do Campeche é muito frequentada por surfistas e kitesurfistas, devido às características do mar e vento, e pela galera jovem, principalmente na região do Riozinho.
As areias do Campeche também recebem várias famílias por conta da grande disponibilidade de hospedagem e do acelerado crescimento populacional pelo qual o bairro tem passado nos últimos anos. Isso torna o Campeche uma das praias mais ecléticas e democráticas da Ilha.
Três praias em uma
A praia do Campeche não apresenta nenhum marco divisório físico que a separe de suas vizinhas, a Praia da Joaquina, ao norte, e a Praia do Morro das Pedras, ao sul. Ela inicia nas proximidades da Lagoinha Pequena, considerado o limite sul da Praia da Joaquina, e finaliza no canto norte da Praia do Morro das Pedras. Por não existirem limites entre as três praias, dá para passear à vontade, caminhando ou pedalando, por vários quilômetros de areia dessa imensa praia da costa leste.
Ilha do Campeche
A região da Praia do Campeche também é famosa pela paradisíaca Ilha do Campeche, localizada a cerca de 1,5 quilômetros da praia. Há vários passeios de barcos e escunas especialmente para a Ilha. Eles saem da Praia da Armação, Barra da Lagoa e da própria Praia do Campeche. Lá você encontra uma praia lindíssima e singular, sítios arqueológicos com inscrições rupestres e oficinas líticas com mais de 4.500 anos, trilhas e natureza preservada. Para que gosta de mergulhar, há passeios pelas trilhas subaquáticas conduzidos por monitores. Pode-se avistar cavalos marinhos, anémonas e lindos peixes por entre as pedras.
Além de suas belezas naturais, a localização estratégica do Bairro do Campeche facilita o deslocamento rápido para tanto para as praias do sul da ilha quanto para as praias do leste da ilha.
Saint-Exupèry
Um dos visitantes mais ilustres do Campeche – homenageado com o nome da principal avenida do bairro, a Pequeno Príncipe – foi o escritor e aviador francês Antoine de Saint-Exupèry. Durante a década de 20, Saint-Exupèry era o comandante de um vôo do correio francês. Ele fazia escalas em um campo de pouso instalado no Campeche, o que certamente é um dos marcos históricos da comunidade.
PUBLICIDADE
Características Naturais do Campeche
São 11,5 quilômetros de ponta a ponta de praia (envolvendo as duas praias vizinhas), com faixa de areia branca, fina e larga. O mar do Campeche é grosso, com águas frias e de salinidade geralmente elevada. As ondas são fortes e as de direita com ondulação de sul proporcionam condições ideais para o surf. Isso torna a praia um dos principais redutos do esporte em Florianópolis.
As Dunas do Campeche abrigam uma área de 121 hectares e são tombadas como Patrimônio Natural e Paisagístico do município. A área é um campo de dunas fixas, semi-fixas e móveis, situado ao longo da praia. Nestes locais encontra-se vasta vegetação de restinga, herbácea, arbustiva e arbórea; e também vegetação rasteira. Outros lugares para se visitar são as reservas ecológicas: Lagoa da Chica e Lagoinha Pequena.
PUBLICIDADE
História do Campeche
De acordo com dados da prefeitura, o mapa de 1786 mostra que toda a orla leste era tida como uma única praia, a Praia do Mandú. O Mapa de Paulo José Miguel de Brito revela que a Ilha do Campeche já tinha esse nome desde 1790. A partir de 1860, a praia também passou a ser chamada de Campeche. Havia muito Campeche ou Pau de Campeche na Ilha, no período de colonização, então daí surgiu o nome.
Há outra versão, mais popular e difundida. O correio aéreo francês Sociêté Latécoère, na década de 20, optou por construiu no Campeche um campo de pouso para reabastecer os voos Paris-Buenos Aires. O escritor Saint-Exupéry era o comandante da rota e parava sempre para descansar. Encantado, fez amizades e ficou um tempo por aqui. Dizem que o nome Campeche surge neste momento, quando o francês dizia Champ et Pêche para designar o Campo de Pesca.
Enfim, sabe-se que o Campo de Aviação marcou história, sendo o primeiro aeroporto internacional do sul do país. E a principal rua do bairro leva o nome de Pequeno Príncipe, principal obra de Saint-Exupéry.
Vídeo da Praia do Campeche
Hospedagem na Praia do Campeche
Consulte hotéis, pousadas e outras opções de hospedagem na Praia do Campeche parceiros do Portal Guia Floripa.
Conheça mais Praias do Sul da Ilha:
- Praia da Lagoinha do Leste
- Praia do Morro das Pedras
- Praia do Pântano do Sul
- Praia dos Açores
- Praia da Armação
- Praia da Solidão
- Praia do Campeche
- Praia do Saquinho
- Praia do Matadeiro
- Praia de Naufragados
- Ribeirão da Ilha
- Tapera
Outras regiões
Procurando por praias em outras regiões da ilha? Consulte