Santo Antônio de Lisboa – Praia de Florianópolis
Região: Norte da Ilha
Bairro: Bairro de Santo Antônio de Lisboa
Praias próximas: Praia de Sambaqui (2 km norte ) | Praia de Cacupé (3,4 km sul)
Distâncias: Centro e Rodoviária 18 km | Aeroporto 28 km
Tipo de Praia: Praia Rasa (areia fina e profundidade aumenta lentamente)
Ondulação: Calma (sem ondas)
Faixa de areia: Estreita (até 10 m)
Comprimento da praia: 0,7 km
Temperatura da água: Moderada
Encontre também: esportes náuticos, maricultura, arquitetura colonial, via gastronômica
Belas paisagens com um pôr-do-sol magnífico, uma excelente rota gastronômica e um passeio pela história da época do Brasil colonial é o que se pode esperar de uma visita à praia de Santo Antônio de Lisboa.
Da beira da praia, avista-se a Baía Norte, o continente e a ponte Hercílio Luz. A freguesia, termo usado pelos colonizadores portugueses para designar pequenas vilas administrativas, conserva a arquitetura açoriana tradicional, os costumes herdados dos colonizadores e a tranquilidade das pequenas vilas do século XIX.
O cultivo de ostras e mariscos, assim como a pesca de peixes e camarão, que teve início junto com a vinda dos primeiros europeus, fez da região uma referência na gastronomia baseada em frutos do mar.
Durante todo o ano é comum os restaurantes atenderem nas mesas nas calçadas e nos decks em frente ao mar, onde se pode petiscar e curtir a atmosfera do local.
No verão o local abriga típicos blocos de carnaval, que promovem ensaios abertos e festas, culminando com o famosos Carnaval de Santo Antônio de Lisboa, um dos maiores e mais tradicionais carnavais de bairro de Florianópolis, reunindo milhares de foliões.
Características Naturais
É uma praia interna da Baía Norte. Da praia, tem-se uma bela paisagem da Avenida Beira-mar Norte, das pontes que ligam a ilha ao continente e das regiões continentais ao norte de Florianópolis. O mar é extremamente calmo, a areia é de grossura média e de cor amarelada, com trechos cinza por conta de pequenos riachos que desembocam no mar.
PUBLICIDADE
São 750 metros de extensão, com largura que varia entre 4 e 6 metros de faixa de areia. A região é bem arborizada e propícia para passeios à beira da praia.
História de Santo Antônio de Lisboa
O local era ocupado inicialmente por índios Guaranis. A partir do início do século XVIII, passou a receber imigrantes açorianos, tornando-se uma das primeiras freguesias da Ilha de Santa Catarina.
Em 1757, foi construída a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, no terreno doado por Clara Manso de Avelar, filha do iniciador da comunidade da região.
Em função da localização geográfica, Santo Antônio de Lisboa tornou-se um local portuário e posto de alfândega onde navios estrangeiros atracavam para fazer comércio.
PUBLICIDADE
O século XIX é marcado pela forte imigração de espanhóis, franceses, italianos, alemães, belgas, austríacos, gregos e sírios, além dos 20% da população de descendência africana. Cerca de 75% dos habitantes vieram do arquipélago de Açores, Portugal. Eles trouxeram a cultura agrícola e pecuária e, aqui, passaram a viver também da pesca. Outras características culturais são o sotaque peculiar, observado até hoje, a cerâmica, a renda de bilro, a religiosidade e as festas.
Vídeo de Santo Antônio de Lisboa
Hospedagem na Praia de Santo Antônio de Lisboa
Consulte hotéis, pousadas e outras opções de hospedagem na Praia de Santo Antônio de Lisboa parceiros do Portal Guia Floripa.
Conheça mais praias do norte da ilha:
- Cachoeira do Bom Jesus
- Cacupé
- Canasvieiras
- Daniela
- Ingleses
- Jurerê Internacional
- Jurerê Tradicional
- Lagoinha
- Ponta das Canas
- Praia Brava
- Praia do Forte
- Praia do Santinho
- Sambaqui
- Santo Antônio de Lisboa
Outras regiões
Procurando por praias em outras regiões da ilha? Visite os links abaixo: