O Antigo ‘Celeiro da Ilha’
“Caminho da Costa“, como é conhecida a trilha, é o ideal para quem não quer enfrentar penhascos e desfiladeiros. Sem grandes obstáculos, é feita em trechos planos por quase todo o percurso, onde o visitante passa por enseadas de águas calmas e por sete vilas (na ordem: Vila Verde, Praia Seca, Praia da Areia, Baixada, Centrinho, Praia do Sul e Saquinho). O ponto mais elevado fica após a Ponta da Areia, de onde se pode avistar uma paisagem inesquecível: uma panorâmica das dunas da Praia da Joaquina, da Lagoa em toda sua extensão, da Reserva Ecológica do Rio Vermelho, do Morro da Barra da Lagoa e da Ponta da Galheta.
Percorre-se cerca de oito quilômetros por uma região que, desde a metade do século XVIII, desenvolve atividade agrícola. Já foram 26 engenhos – hoje são poucos, que acabam virando atração turística. Farinha de mandioca, café, açúcar e aguardente abasteceram por mais de um século a Vila de Nossa Senhora do Desterro (mais tarde Florianópolis) e os navios que ancoravam em seu porto. A Costa da Lagoa era “celeiro da Ilha”.
O caminho deixou de ser conservado em 1945. Até então, era possível percorrer toda sua extensão de charrete ou carro-de-boi. Diz a história do local que residia na região um certo Manoel da Costa, rico proprietário de terras, que mandava cortar os ramos de árvores que tocassem seu chapéu enquanto passava montado a cavalo. Outro, dono de engenho, cavalgava acompanhado por um escravo a pé, levando parte das compras feitas na Freguesia da Lagoa.
Um Passeio Pelas Sete Vilas
No fim da Estrada Geral do Canto dos Araçás, quando acaba a pavimentação e só se pode seguir a pé, começa o Caminho da Costa. Trilha bem marcada, entre a Mata Atlântica e a Lagoa da Conceição, passa pelas sete vilas. Por toda região existem outros caminhos que fazem a ligação com o lado Leste da Ilha, mas se deve manter o principal.
Algumas vilas são servidas de bares e restaurante, como bar do Seu Manoel, na localidade conhecida por Vila Verde, bem no começo da caminhada. Mas é no Centrinho da Costa que ficam os restaurantes mais conhecidos, como o Coração de Mãe, citado no guia Quatro Rodas.
A trilha da Costa da Lagoa termina no Saquinho, mas para voltar pega-se um barco na Praia do Sul. O desembarque é no trapiche do Centrinho da Lagoa, depois de cerca de uma hora de viagem pela lagoa. Essas embarcações fazem o transporte diário de passageiros, funcionando como o serviço de ônibus e a passagem custa R$ 7,50 (o preço pode ser alterado na alta temporada).
Informações
Nível de dificuldade: médio.
Atrativos: lagoa, vista panorâmica, cachoeira, rio, praia, fonte d’água, Mata Atlântica, passeio de barco, restaurante.
Tempo: 4h.
Início: Final da Estrada Geral do Canto dos Araçás.
Fim: Praia do Saquinho.
Principal dificuldade: Extensa.
Como chegar: Seguir em frente, após o final da Estrada Geral do Canto dos Araçás.
Onde dormir na região leste da Ilha:
Quem pode ajudar: Empresas de Serviços Turísticos.
Guia de Praias: Conheça mais sobre as praias do leste da Ilha.