Florianópolis, a Ilha da Magia, é linda, bela, monumental. Suas características se evidenciam ainda mais, quando nos deparamos, em cada esquina, com parte dos seus patrimônios históricos, culturais e ecológicos preservados até hoje.
Já no acesso à ilha temos a Ponte Hercílio Luz, construída há mais de 90 anos – revitalizada em 2020 – , considerada o cartão postal favorito da cidade. No bairro do centro o Palácio Cruz e Sousa, também tombado como patrimônio histórico, foi Palácio do Governo e hoje abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, que guarda em seu acervo a memória política barriga-verde (termo utilizado para referir-se ao povo catarinense, tendo sua origem na cor dos uniformes das tropas catarinenses nos períodos colonial e imperial).
A história de Florianópolis pode ser recapitulada em suas diversas vielas, casas e pequenos prédios que até hoje exalam o charme da antiga Desterro (Vila de Nossa Senhora do Desterro como era o nome à época colonial), com sua arquitetura luso-açoriana localizada não somente no centro mas em outros pontos onde iniciou-se a colonização portuguesa. A freguesia do Ribeirão da Ilha, no sul da ilha, chama a atenção e é uma referência à ilha bucólica, quase parada no século XVIII. Igualmente acontece ao norte na ilha, no centro histórico de Santo Antônio de Lisboa.
A história da cidade, em especial da época da expansão marítima dos reinos ibéricos de Portugal e Espanha pode ser sentida nas monumentais Fortalezas Históricas da Ilha de Santa Catarina, do período colonial brasileiro (século XVIII).
PUBLICIDADE
Além do mais, os patrimônios ecológicos são belezas preservadas para sempre: Lagoa do Peri, Morro da Cruz, Dunas de Florianópolis, Lagoinha do Leste e as ilhas da Ilha de Santa Catarina.
Abaixo temos alguns dos patrimônios históricos com mais informações detalhadas. Bom passeio!