EDUCAÇÃO AMBIENTAL | ENTRETENIMENTO | GUIAS | INFORMAÇÃO GENÉRICA | SEGURANÇA E ECONOMIA

Segurança e Economia no Uso da Energia


Dicas de Conservação de Energia Elétrica em ILUMINAÇÃO


A iluminação surge como um dos sistemas mais relevantes na conservação de energia, pois é responsável por cerca de 20% de toda a energia elétrica consumida no país e 40% no setor de comércio e serviços. Particularmente, em prédios escolares a  iluminação representa de 70% a 80% da energia consumida total em usos finais.

Talvez se pense que reduzindo o consumo , também se reduzirá a iluminação e não teremos o mesmo conforto que antigamente. Mas não é isso que acontece. Quando realizamos uma redução do consumo, utilizamos uma iluminação adequada para o ambiente analisado, planejando suas necessidades e obtendo desse modo a iluminação que se deseja. É importante salientar que um bom projeto de iluminação deve propiciar o conforto visual, despertar a atenção e estimular a eficiência.

COMO ECONOMIZAR?

A luz natural é gratuita e é um dos fatores que mais contribuem para se obter um sistema energeticamente eficiente (foto de ambiente iluminado com luz natural, ou foto do sol). A fim de usufruir de sua disponibilidade de forma eficiente, deve-se utilizá-la de forma criteriosa para que não ocorra falta de iluminância ou excesso de carga térmica no ambiente. Logo abaixo citamos alguns cuidados:

  • A maneira mais fácil de economizar energia com iluminação é apagando as luzes. Sempre apague as luzes ao sair da sala!
  • Sempre que for possível, agrupe as tarefas que precisam de melhor iluminação junto às janelas. Além de gastar menos energia, você vai trabalhar com mais conforto.
  • Desligue a iluminação dos ambientes quando a luz natural for suficiente.
  • Mantenha as janelas sempre limpas.
  • Instale venezianas ou cortinas para controlar a entrada de luz natural, evitando a incidência de luz direta, ofuscando os olhos.
  • Quando possível, utilize vidros com filtros de radiação que permitem a entrada da luz, mas impedem a entrada de radiações que aquecem o ambiente.
Aproveitar a luz natural conserva energia e pode deixar o trabalho mais agradável. Veja o trecho de reportagem abaixo:

"Acredite se quiser, uma pesquisa com 4.500 funcionários do Departamento de Energia dos Estados Unidos demonstrou que aqueles que ficavam perto de janelas tinham 23% menos queixa de dor nas costas, dor de cabeça e exaustão. A conclusão é do arquiteto Volker Hartkopf, da Carnegie Mellon University. Janelas são estimulantes, fornecem distração, prazer e trazem informação - além de atender a nossa vontade subjetiva de saber se está chovendo lá fora. Elas colaboram para melhorar a disposição e recarregar as baterias. Se isso não for possível no escritório, dê uma caminhada ao ar livre no meio do expediente".

(Revista Exame / 7 de outubro de 1998).

Atualmente, existem vários prédios com fachadas envidraçadas. Alguns tem um controle sobre a entrada da luz natural através de persianas.

A combinação da iluminação natural com a artificial pode reduzir significativamente o consumo de energia. A cada 3,5W economizados com iluminação artificial, reduz-se 1W na maioria dos sistemas de ar-condicionado.

Onde for possível use uma única lâmpada de maior potência, ao invés de várias lâmpadas de menor potência, pois geralmente lâmpadas do mesmo tipo de maior potência, são mais eficientes.

Remova lâmpadas onde há mais luz do que o necessário, mas certifique-se de manter uma iluminação boa em locais de trabalho para não prejudicar seu desempenho ou evitar acidentes (áreas com máquinas).

Realizando a limpeza de paredes, tetos e pisos e utilizar cores claras no ambiente de trabalho e estudo, melhoram a iluminação do local e você se sentirá mais confortável e disposto no seu local de trabalho.

A utilização de luminárias e lâmpadas adequadas para salas de aula e escritórios influenciam em muito o rendimento da aprendizagem, e também no potencial de conservação de energia. Para se conseguir isso, luminárias com refletores (direcionam o fluxo luminoso) e lâmpadas eficientes auxiliam para tal. Além disso, a instalação de reatores eletrônicos no lugar dos reatores eletromagnéticos também ajuda, pois, apesar de serem caros, elas consomem menos energia, são mais eficientes e mantém um bom desempenho elétrico por muito mais tempo.

A instalação de sensores de presença combinado com um controle automático da iluminação otimizam o seu uso e são colocados, geralmente em locais de pouca movimentação ou circulação, propiciando um alto potencial de conservação de energia. Por exemplo: corredores, banheiros, escadarias.


Fonte:

PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica
http://www.eletrobras.gov.br/procel

 

© 2001-2006 Vania Mattozo. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Kornelius Hermann Eidam.