Da Ponte à Praia de Nudismo
Passando a ponte sobre o Canal da Barra da Lagoa, deve-se seguir à direita por um caminho bastante conhecido pelos moradores da região. Depois de percorrer cerca de cinco minutos pelas vielas, segue-se em frente até a última casa.
Ao chegar a Prainha da Barra, o caminho segue à esquerda, pela encosta, subindo a montanha. No meio do caminho, deve-se prestar bastante atenção nas marcações que indicam o ponto onde a trilhe se divide. Seguindo em frente, vai-se para as “piscinas naturais”. Deve-se pegar o caminho à direita, em direção ao topo da montanha. São, aproximadamente, 20 minutos até chegar ao cume.
No alto do morro está localizado o Farol da Barra da Lagoa. A cerca de 200 metros de altura, uma vista panorâmica enche os olhos. Pode-se ver a Praia da Barra da Lagoa, a Lagoa da Conceição, a Praia do Moçambique e a Reserva Ecológica do Rio Vermelho. Estas são somente algumas das atrações do passeio que termina na praia legalizada para nudismo. A vegetação, composta por gravatás e cactos, é um indício de queimadas passadas. São plantas primárias que nascem mesmo em solo seco.
No local conhecido como Pico da Bandeira, bem no topo da cadeia de morros, percebe-se toda a trilha até a Galheta. A partir deste ponto, é só seguir em frente pela trilha sinuosa no topo do morro.
Alguns trechos do percurso estão apagados, mas, seguindo em frente, a trilha começa a descer o morros em direção à Praia da Galheta. Ali, o visitante pode dar um mergulho e matar a sede na fonte que fica bem no meio da praia. Depois é só continuar a caminhada até a Praia Mole, por onde se chega à rodovia SC-406.
PUBLICIDADE
Informações
Atenção: A trilha deve ser feita com um guia. Consulte opções de Guias de Turismo.
Nível de dificuldade: médio.
Atrativos: vista panorâmica, praia, Mata Atlântica, patrimônio histórico, casarios, inscrições rupestres, rio, fonte d’água.
Tempo: 2h.
Início: Logo após a ponte sobre o Canal da Barra.
Fim: Praia da Galheta.
Principal dificuldade: Alguns trechos desaparecem sob a vegetação.
Como chegar: Subir à direita, logo após à ponte.
Onde dormir na região leste da Ilha:
Quem pode ajudar: Empresas de Serviços Turísticos.
Guia de Praias: Conheça mais sobre as praias do leste da Ilha.