Floripa, terra de sol, praias, gente bonita e sarada preocupada com a boa forma e saúde. Sucos matam a sede e refrescam o corpo num dia quente de verão. As casas de sucos estão nos quatro cantos da Ilha, servindo sucos tradicionais até de frutas e misturas exóticas, como maçã com clorofila, fruta do conde com água de coco ou ainda atendendo aos desejos e sede do cliente. Além dos sucos terapêuticos, que prometem acabar com ressaca, dor de cabeça.
Os sucos de frutas, misturados ou não com legumes e vegetais, são reconhecidos, desde o tempo do seo Chico e da dona Maria da Freguesia do Ribeirão, como verdadeiros elixires, definitivamente bons para tudo. Além da praticidade e do sabor, ajudam na desintoxicação, no emagrecimento, no alívio de dores e diversos males, melhoram a qualidade do sono, embelezam e garantem muito mais saúde.
Para aproveitar inteiramente todo o potencial dos sucos preste atenção nessas dicas:
• Utilize integralmente todos os componentes das frutas – tente não coar – e consuma em, no máximo, 30 minutos depois do preparo. Assim você não perde nenhuma propriedade nutricional;
• Lave bem a fruta e, se possível, opte por água filtrada;
• Misture frutas com legumes ou verduras, isso ajuda a aumentar as defesas do organismo;
• Tome o suco meia-hora antes das refeições. Pode ser uma boa para auxiliar na absorção dos nutrientes;
• Utilize mel, melado ou adoçantes naturais, ao invés de açúcar refinado. Se preferir, nem adoce, tome natural.com o próprio açúcar da fruta.
Curiosidade: O Brasil possui uma rica diversidade de frutas ofertadas pela natureza durante todo o ano. Algumas características beneficiam o preparo de sucos, já que a maioria das frutas brasileiras são polposas e ricas em vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes e que formam uma ótima fonte de fibras alimentares. O poder do suco é tão grande, que um copo concentra mais nutrientes do que um prato de salada. E ainda, por ser líquido, é absorvido rapidamente pelo organismo.
O Guia Floripa mostra abaixo os lugares onde você pode dar uma paradinha no agito do verão e se refrescar, tomando um suco geladinho.