Um dos pratos mais tradicionais servidos em Florianópolis é a Sequência de Camarão. É uma verdadeira abundância deste crustáceo que sai dos barcos de pesca e vai diretamente para os restaurantes.
Inclui camarões preparados de diversas formas: ao alho e óleo, à milanesa e ao bafo, além de casquinhas de siri, filé de peixe grelhado ao molho de camarão e acompanhamentos como arroz, batata frita, salada e pirão. Alguns restaurantes também oferecem ostras e mariscos. E pode ter a opção de camarão com casca ou sem casca, pequeno, médio ou grande. Geralmente, uma sequência serve duas pessoas.
Foi na Lagoa da Conceição e Costa da Lagoa que inventaram a Sequência de Camarão, ainda na época em que se pescava camarão por ali mesmo. Infelizmente, hoje já não é permitido pela poluição da água. Mas a tradição continua e é a região que mais serve a especialidade. Mas Campeche, Barra da Lagoa, Ribeirão da Ilha e outros estabelecimentos que ficam próximos ou na beira das praias também esbanjam camarões no cardápio.
Curiosidade: A origem da sequência está nos meados do século XX, quando o acesso à Lagoa da Conceição ainda era muito precário. Mas era nesta região que se encontravam exímios cozinheiros, que faziam valer a pena a viagem. O prato principal era caldo de camarão. Para saborear um típico caldinho, a espera podia ser longa, às vezes era até necessário chamar o dono em sua própria casa para que ele fosse cozinhar. Durante a espera, eram servidos camarões preparados mais rapidamente e pescados na própria Lagoa. Ao bafo e ao alho e óleo, por exemplo. Aí, foi só juntar tudo e criar a sequência.
Harmonização: Frutos do mar, na maior parte das vezes, pedem um vinho branco como o Chardonnay ou um Sauvignon Blanc, servidos entre 6 e 8ºC. A acidez dos frutos do mar e a gordura com que os camarões são preparados pedem vinhos igualmente ácidos e que quebrem a gordura, dando a sensação de limpeza na boca. Mas, como os restaurantes que servem sequência de camarão geralmente ficam na praia, é bem provável que você opte por uma cervejinha gelada. Neste caso, pode-se recorrer às cervejas de trigo ou às tradicionais Pilsner. Muitos restaurantes oferecem uma cachaça artesanal como digestivo após o prato.