Ah, os frutos do mar! Ostra bem tratada ao bafo ou gratinada, Camarão à milanesa ou alho e óleo, uma boa tradicional Tainha assada na brasa, o famoso Pastel de Berbigão, uma casquinha de siri, Lula à dorê, Paella… experimentar todas as receitas e variações dessas delícias do mar é muito fácil por aqui. Por ser uma ilha e abrigar mais de 42 praias, a base gastronômica de Floripa são os frutos do mar. Turista nenhum sai da Ilha sem experimentar um ‘petisco de praia’. Quem resiste a um camarãozinho sentado na sua cadeira de praia com uma cervejinha e apreciando as ondas do mar? Essa é uma das típicas imagens nas praias de Florianópolis. Quem vem de longe então nem se fala.
Curiosidade: Entre o grupo de alimentos afrodisíacos, os moluscos e crustáceos do mar são considerados os mais poderosos. É o caso dos berbigões e ostras, típicos das praias e baía de Florianópolis.
Harmonização: Bebidas leves combinam muito bem com frutos do mar e o ambiente de praia. Quanto às cervejas, o ideal são as de trigo ou as tradicionais Pilsner. Já os vinhos, os brancos são os mais indicados. Com exceções para pratos com molho de vinho tinto e algumas receitas mais temperadas, que no caso é melhor um tinto com pouco tanino. Ostras cruas combinam muito com champagne e/ou espumante ou brancos bem secos. O Salmão fresco pede um vinho com bastante concentração de sabor. Já para o Salmão defumado é recomendado uma vodka bem gelada, uma cerveja ou vinhos potentes e secos.