A forte influencia gaúcha faz com que Florianópolis tenha excelentes churrascarias, oferecendo muita carne, com variedade e preparo de corte para todos os gostos. As casas atendem inclusive os mais lights, com rodízios que têm saladas, grelhados, massas, sushi entre outros.
As origens do churrasco no Brasil e na América do Sul se deram na região dos pampas, uma grande área de pastagens naturais situada no estado do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. As características geográficas da região eram próprias para grandes criações de gado e logo o costume de assar a carne na brasa foi se popularizando. Hoje o churrasco é comida obrigatória na culinária gaúcha e brasileira também.
Curiosidade: Apesar da forte relação com os gaúchos, o churrasco também tem origens indígenas. Os índios tupis já tinham o costume de defumar a carne de caça sobre grelhas de madeira, um antepassado do atual churrasco.
Harmonização: O churrasco combina bem com as cervejas em um modo geral. Mas se a exigência for mais específica, as carnes na brasa pedem bebidas mais fortes e elaboradas, como as dos tipos Porter, Brown Ale e Abbey Dubbel.
E o Guia Floripa, que como o manezinho não é bobo nem nada, indica alguns restaurantes para você deliciar aquela picanha suculenta ou uma saborosa alcatra, sem deixar faltar coraçãozinho e linguiça.