A Costa da Lagoa é uma antiga vila de pescadores que fica numa parte isolada da Lagoa da Conceição, cercada por enormes morros cobertos por densa Mata Atlântica.
Além da paisagem bucólica e preservada, que toma conta desse importante recanto da capital catarinense, a Costa da Lagoa é um dos locais que ainda preservam resquícios da cultura deixada pelos imigrantes açorianos.
O acesso a localidade pode ser feito de duas formas: por trilhas, em meio a vegetação, ou por barco atravessando as suaves águas da Lagoa da Conceição.
Para chegar de barco é preciso utilizar o Transporte Lacustre da cidade, um sistema de barco-ônibus, que leva as pessoas para a região da Costa. Os barcos-ônibus partem de dois terminais: um ao lado da ponte localizada no Centrinho da Lagoa (ponte de pedra) e outro do Terminal Lacustre do Rio Vermelho.
O passeio de barco vale a pena e pode terminar em um dos muitos restaurantes da região, que oferecem a tradição dos pescadores no preparo dos frutos do mar fresquíssimos, e a preços bastante acessíveis.
Por terra, é preciso seguir uma das trilhas que chegam ao local. A mais utilizada é a que começa ao final da via pavimentada que contorna a orla, após o Canto dos Araçás. É possível ir de carro por alguns quilômetros; depois, só a pé, por trilha.
Seja qual for a forma de chegar na Costa da Lagoa, ela tem atrativos que vão surpreender.
Saiba mais sobre a Costa da Lagoa.