O clima em Florianópolis é subtropical, classificado como mesotérmico úmido. A média da temperatura anual é de 21ºC, sendo que no mês mais quente a média das temperaturas máximas varia de 28 a 33ºC e do mês mais frio varia de 7,5 a 12.
A umidade relativa do ar fica em torno de 82% na média anual e o índice pluviométrico em torno de 1.600 mm no norte da ilha e 1400 mm no sul da ilha. O vento padrão da Ilha de Santa Catarina é de quadrante norte. As estações são bem definidas, entretanto, ocorrem mudanças repentinas de temperatura e condições climáticas, afinal não podemos esquecer que estamos em uma ilha.
O vento sul
Quase como um patrimônio natural de Florianópolis, o vento ‘suli’, como é falado pelos nativos, é uma característica marcante da cidade que afeta bastante o clima em Florianópolis. Prepare o casaco quando vira para vento sul! São fortes rajadas, acompanhadas ou não de chuva, que geralmente duram uns três dias e são resultantes da passagem de uma frente fria.
PUBLICIDADE
Chuvas
Não existe uma estação seca. As precipitações mais elevadas ocorrem de janeiro a março e os valores mais baixos se apresentam de junho a agosto.
Verão: dezembro, janeiro, fevereiro e março
Dezembro é marcado pela gradativa chegada do calor. Em alguns anos, os primeiros picos de temperatura só acontecem bem depois do solstício de verão, no dia 21 de dezembro. Em janeiro e fevereiro, geralmente, os dias são de muito sol e calor, com nebulosidade no início das manhãs e finais de tarde marcados por rápidas pancadas de chuva e trovoadas.
A primeira quinzena de março ainda apresenta temperaturas elevadas, só que com um pouco mais de chuva. A partir da segunda quinzena, a quantidade de chuva costuma diminuir, o tempo fica mais estável e agradável. Esta é a época mais aprazível na ilha. Os dias tornam-se multicoloridos. Pelas manhãs e durante o dia, o céu assume tons de azul profundo e nos finais de tarde surgem em tons laranja avermelhado.
Média da temperatura: 21 a 37 ºC.
Vento: oscila quadrante norte/leste. Após a passagem de uma frente fria, sul/leste.
PUBLICIDADE
Outono: março, abril, maio e junho
Muitas pessoas gostam muito mais desta época, pelo menor movimento de turista e pelas temperaturas mais amenas.
Em alguns períodos há queda brusca de temperatura devido a fenômenos climáticos comuns na estação. É também neste período que acontece uma curiosidade do clima de Florianópolis, o veranico de maio, marcado por temperaturas elevadas fora de época. O veranico, nos últimos anos, tem acontecido mais tarde, por volta do mês de junho. O ar fica seco, o céu claro e os dias são ensolarados, mantendo o calor até o início da tarde, quando então as temperaturas começam a cair mais rapidamente. A amplitude térmica é a maior de todo o ano, mas no litoral esta situação é amenizada pelo mar, que age como um regulador térmico e não deixa as temperaturas caírem tão bruscamente.
Outro fator típico dessa estação é a formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia e à noite, quando a umidade do ar está bastante elevada. O vento sul, comum na região, também surge com mais frequência.
Média de temperatura: 18 a 27ºC.
Vento: oscila quadrante norte/leste.
PUBLICIDADE
Inverno: junho, julho, agosto e setembro
O inverno é marcado pela chegada de frentes frias e presença de massas de ar frio e seco. Chove aproximadamente dez dias por mês, mas o volume acumulado de água é bem menor do que o registrado no verão. Nas áreas altas pode até ocorrer geada. As condições climáticas também são propícias para a formação de nevoeiro nas primeiras horas da manhã e à noite.
Média de temperatura: 13 a 22ºC.
Vento: oscila quadrante norte/noroeste.
Primavera: setembro, outubro, novembro e dezembro
Já no início da estação das flores é possível perceber um clima mais agradável, ideal para aproveitar a cidade ao ar livre. O volume de chuva aumenta em relação ao inverno. Mesmo assim, há ocorrência de períodos prolongados sem chuva, o que favorece a rápida elevação das temperaturas. A temperatura média começa a aumentar a partir de setembro.
Média de temperatura: 16 a 25 ºC.
Vento: oscila quadrante norte/leste.