Guia Floripa

Ilha de Anhatomirim

A Ilha de Anhatomirim (nome indígena) localiza-se na Baía Norte, próxima ao continente. Integra o Município de Governador Celso Ramos.

Sua posição estratégica – na entrada da Baía Norte – foi responsável pela construção da Fortaleza de Santa Cruz que, no século XVIII, configurava o terceiro vértice de um sistema triangular de defesa, formado ainda pelas Fortaleza de São José da Ponta Grossa e Fortaleza de Santo Antônio de Ratones.

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

Este sistema deveria proteger a Barra Norte da Ilha de Santa Catarina das investidas estrangeiras – principalmente da Espanha – e consolidar a ocupação portuguesa do Sul do Brasil setecentista.

Em 1894, durante a Revolução Federalista, esta Ilha serviu de prisão e base de fuzilamentos de revoltosos contra o governo de Floriano Peixoto (na Fortaleza de Santa Cruz). Em 1907, passou a pertencer ao Ministério da Marinha e voltou a ser utilizada como prisão no desfecho da Revolução Constitucionalista, em 1932. Funcionou como Fortaleza até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando o aparecimento de novas tecnologias bélicas tornou-a obsoleta como unidade militar. Foi, assim desativada.


PUBLICIDADE

O acesso à ilha é possível através do serviço de barcos de passeios (escunas), que partem de pontos distintos de Florianópolis – principalmente do trapiche de Canasvieiras, do trapiche da Beira-Mar Norte e sob a Ponte Hercílio Luz. Pode-se fazer a travessia também em pequenas embarcações que partem das praias do Sambaqui, Daniela e Praia do Forte, localizadas ao norte de Florianópolis e, também, pela Praia do Antenor, no município de Governador Celso Ramos.

Entrada da Fortaleza de Anhatomirim

Ao sul da ilha há uma pequena praia e um trapiche para atracação de barcos e desembarque de passageiros.

Sair da versão mobile