Em outubro, várias cidades de Santa Catarina promovem festas típicas de cada região, transformando o período no mês das famosas Festas de Outubro.
Dentre todas as comemorações, cerca de 12 festas merecem destaque, sendo que ocorrem desde o Vale Europeu, passando pelo Grande Oeste, Grande Florianópolis, chegando até os Encantos do Sul e o Vale do Contestado, com cada uma trazendo seu sabor e colorido específico. O Guia Floripa preparou um super especial para cada uma delas, com todos os detalhes para você curtir o mês de Outubro como nunca!
PUBLICIDADE
Oktoberfest, em Blumenau; (Conheça mais de Blumenau no Guia Santa Catarina.
Celebrando sua 34ª edição, a maior festa típica do Estado incluiu Blumenau no cenário nacional – e até mesmo internacional – como uma das melhores festas do país.
Fenarreco, em Brusque;
Durante 11 dias, a Fenarreco oferece um dos mais tradicionais pratos típicos alemães – o marreco com repolho roxo -, além de uma feira industrial com produtos têxteis locais.
Fenaostra, em Florianópolis;
Realizada na capital de Estado, a Fenaostra conta com atrações nacionais e regionais, trazendo ainda mais de 100 opções de pratos à base de frutos do mar, em especial ostras e mexilhões.
Oktoberfest, de Itapiranga;
O berço da Oktoberfest em Santa Catarina fica no extremo oeste do Estado e promove 3 dias de muita festa em dois pontos da cidade.
Tirolerfest, em Treze Tílias; (Conheça mais de Treze Tílias no Guia Santa Catarina)
A cidade mostra toda a herança austríaca de seus colonizadores, numa festa que reúne grupos folclóricos, música e gastronomia típica, realizada desde o primeiro ano de fundação da cidade: 1934.
Festa do Imigrante, em Timbó;
A festa valoriza as tradições alemã e italiana em comemoração ao aniversário da cidade, promovendo o intercâmbio cultural entre a região do Vale do Itajaí e o Estado de Santa Catarina.
Schützenfest, em Jaraguá do Sul; (Conheça mais de Jaraguá do Sul no Guia Santa Catarina)
A Festa dos Atiradores resgata, em 10 dias de festa, a cultura germânica, contando com música, apresentações folclóricas, gastronomia típicas e competições de tiro.
Festival do Camarão, em Porto Belo; (Conheça mais de Porto Belo no Guia Santa Catarina)
Ao contrário da grande parte das Festas de Outubro, o Festival do Camarão de Porto Belo valoriza a colonização portuguesa, especialmente a cultura açoriana.
PUBLICIDADE
Epafi, em Chapecó;
A Exposição-feira agropecuária, industrial e comercial de Chapecó recentemente passou a fazer parte das das Festas de Outubro. Considerada uma das maiores feiras multissetoriais do Brasil, abriga indústria, comércio, agropecuária e serviços, além de shows e apresentações culturais. A edição deste ano será do dia 6 ao dia 15 de outubro. Mais informações pelo fone (49) 3321-8400.
Kegelfest, em Rio do Sul;
Uma das festas mais tradicionais da região celebra o bolão, ou kegeln, esporte ancestral do boliche, herdado dos imigrantes alemães, além de apresentações folclóricas, gastronomia e músicas típicas. Mais informações pelo site https://riodosul.atende.net.
Heimatfest, em Forquilinha;
Os dez dias de festa terão diversas apresentações artísticas, indo de grupos folclóricos a shows nacionais, além de bailes, desfiles históricos e muitas opções de bebidas. A edição deste ano será entre os dias 12 e 15 de outubro. Mais informações pelo fone (48) 3463 8100.
Oberlandfest, em Rio Negrinho;
Tipicamente germânica, a Oberlandfest é uma das opções para quem está no planalto norte catarinense. A edição deste ano será nos dias 28 e 29 de outubro. Mais informações pelo site http://www.rionegrinho.sc.gov.br.