Hercílio Pedro da Luz, ou apenas Hercílio Luz, foi engenheiro civil, formado na Bélgica, após passagem pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Filho de Jacinto José da Luz e Joaquina Anania Neves da Luz, casou-se com Etelvina Cesarina Ferreira da Luz, com quem teve quatorze filhos.
Hercílio Luz teve profundo envolvimento com a Revolução Federalista (1893). Foi, por três vezes, governador (1894-1898, 1918-1922, 1922-1924), além de senador (1900-1918), conselheiro da Câmara Municipal e presidente do Conselho Municipal. Dividiu, com Lauro Müller, a liderança política catarinense nas primeiras décadas republicanas.
Seu nome ficou associado, na capital, a obras de remodelação urbana e saneamento. Entre elas, encontram-se a canalização do Rio da Bulha, na área central, atual Avenida Hercílio Luz, e a construção da ponte pênsil ligando a região continental a Ilha de Santa Catarina. Tendo falecido na metade de seu último mandato como governador, em 1924, Hercílio Luz viu apenas uma dessas duas obras concluídas, a Avenida do Saneamento, em 1922, pois a ponte foi entregue somente em 1926. Seu nome seria atribuído a ambas as obras.
Na base do Monumento a Hercílio Luz, há a seguinte inscrição: “A Hercílio Luz, no centenário do seu nascimento, homenagem do povo de Santa Catarina e do governador Heriberto Hülse / 1860 – 29 de maio – 1960”. O monumento e o belvedere (mirante) foram inaugurados no mesmo dia. Localizado na cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz, o belvedere proporciona bela vista panorâmica do centro da cidade.
Endereço: Alameda Adolfo Konder, s/n. Ao lado da cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz – Em frente ao Parque da Luz.