A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito começou a ser erguida em 1787 e foi concluída somente em 1830. Construída em estilo barroco, em sua estrutura foram utilizadas pedras e óleo de baleia. Esta é a segunda igreja mais antiga da ilha.
Sua construção foi lenta, já que a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos era uma confraria muito pobre. Fundada em 1750, era composta, principalmente, por escravos e ex-escravos e alguns poucos homens brancos humildes.
O culto a Nossa Senhora do Rosário por parte de escravos de origem africana era comum por todo Império português. Local de culto e de encontro da comunidade escrava e liberta de Desterro, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito tinha também um cemitério anexo, desativado quando foi inaugurado o Cemitério Municipal.
Apesar de singela, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito se destaca no Centro Histórico de Florianópolis. Um fato interessante é que foi do alto de sua escadaria que o célebre artista ilhéu Victor Meirelles pintou, no século XIX, a tela “Vista do Desterro” onde retratou em uma visão panorâmica a cidade daquele tempo, tendo como fundo a Baía Sul.
Endereço: Rua Marechal Guilherme, 60