Pela cidade – Na reinauguração do Centro de Educação Infantil Maria de Lurdes de Mattos, obra cedida pela Inplac, os diretores Fernando (D) e Roberto Marcondes, ladeando a placa, com o prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger e autoridades da cidade. (foto: Pedro Costa/Divulgação)
Jornal como fonte fidedigna
Oitaliano Umberto Eco, um dos maiores estudiosos da cultura contemporânea sobre o falando advento da internet, diz que ela trouxe vários efeitos benignos. Mas também os malignos, o que ele chama de “máquina de lama” e a “miríade de sites destinados a propagar inverdades e espalhar boatos”. E compara-os com os veículos sensacionalistas do passado. Tipo a imprensa marrom. E destaca a função da imprensa na apuração dos fatos e de checar informações para as análises aos leitores. Mas o mais importante: “Os jovens leem o jornal para saber se o que veem na internet é verdadeiro ou falso”, diz Eco, em entrevista publicada pelo espanhol El País. Uma reflexão que vem em boa hora para o jornalismo impresso numa clara demonstração de sua importância mesmo diante do avanço do mundo digital.
Usina cultural
A comunidade cultural aguarda a promulgação do projeto do vereador Vanderlei Farias (o Lela, não tem!?) que obriga os eventos culturais apoiados pela prefeitura ter em sua programação bandas e artistas locais. Floripa tem um mosaico cultural que passa pelo reggae, hip hop, samba, compositores de marchinhas e de choro, que formam uma “usina de criação cultural” segundo o vereador.
Foice
Deu nas manchetes internacionais: “Suicídio em trem de alta velocidade numa ferrovia de Tóquio”. É de se perguntar se também a morte foi mais rápida.
Lá e aqui
O site transparência da Câmara de Vereadores demonstra o salário de um dos funcionários que em maio chegou a R$ 37.922,60. Mas calma, minha gente. É da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Mas na daqui também tem funcionário bem alegre… com salário quase assim. E não vai tá!?
Luz
A ONU determinou que 2015 é o ano dedicado à discussão internacional sobre a luz e este debate inspirou alunos da Escola Dinâmica a desenvolver pesquisas sobre o tema em diferentes áreas com enfoque analítico. Uma delas, desenvolvida pelas turmas de Ensino Médio, estudou o uso da luz natural na arquitetura sob a ótica da sustentabilidade. O resultado desta pesquisa será apresentado na Feira de Ciências neste sábado, nas unidades Jurerê, das 9h às 13h, e Ambiental, na Vargem Grande, das 13h às 18h.
Estamparia
Jornalista e sempre atenta a moda, Maristela Amorim aposta no lançamento da Makenji que chama a atenção para misturas e estampas bem temperadas, como se fala. “Um país com clima predominantemente tropical e, até mesmo com o velho vento sul, um casaco, uma manta no pescoço e uma bota resolvem”, dá a dica.
Tribal
Nesta sexta-feira, no teatro Álvaro de Carvalho, às 20 horas, a apresentação do espetáculo que une magia e dança tribal, com figurinos exuberantes, teatro e música envolvente. O musical O Oráculo das Deusas tem a participação especial do artista paulista Marcelo Justino.
Bloquete
Marcello Natale comanda equipe do grupo Trio que está a frente do “Baile do Bloquete”, no P12, neste sábado. A festa é um preview da festa “Bloquete”, que acontece também no Jurerê internacional no dia 11, com show da banda Jeito Moleque e abertura com o DJ local Coy. A festa é sucesso no Rio de Janeiro e tem tudo pra agitar o norte da Ilha como indústria de entretenimento.
Faesc
Jornalista Marcos Bedin, assessor de imprensa da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, convidando para a solenidade de posse da diretoria para o quadriênio 2015/2019 tendo na presidência José Zeferino Pedrozo. O jantar será nesta sexta-feira, no Cuper Hotel, antigo Golden Executive Hotel, na BR-101, em São José,
Colina Bar
No Lira Tênis Clube as quartas são com o pianista Zequinha, mas hoje, sexta cheia, o Colina Lira Bar, administrado pelos amigos Ezequiel Maia e Mário Jendiroba, é com Neném Maravilha. Além dos quitutes levarem a assinatura da chef Sônia Jendiroba.