Guia Floripa

Segunda – 20/7

ricaridnho_segunda20

Noosfera – Flávia Tronca e Meg Tomio Roussenq traçaram cada qual um caminho particular até chegarem à Noosferas, a primeira exposição das artistas plásticas que promete movimentar a noite desta terça-feira no Centro Integrado de Cultura. (foto: Marina Tavares/Divulgação)

 

Baleia à vista

Mas sem posto de observação. O fim de semana foi de festa da tainha no restaurante Vereda Tropical, na orla da praia da Barra da Lagoa. Mas no mar todos esperam é pela baleia Franca que deu as caras na Guarda do Embaú há duas semanas e já apontou o esguicho na baía da Armação. Volto a repetir: infelizmente ainda não temos um posto de observação que poderia ser de madeira e fincado na areia, pois as baleias encostam em nossas praias a menos de 50 metros. E pensar que nos mares do hemisfério norte os turistas pagam uma fortuna e viajam horas numa embarcação para avistar uma baleia.

 

Ao mar

Empresário da Grande Floripa Aldo Maciel vai lançar nas águas do rio Itajaí esta semana uma embarcação construída no estaleiro Zemar, do empresário carioca Marcelo Zenóbio. Um feito e tanto para quem batalha pelo transporte náutico da Ilha há décadas. A embarcação, batizada de Flomar Topa Tudo, com três motores e capacidade para 400 pessoas, vai transportar empregados que trabalham para a Petrobras na travessia Rio Grande – São José do Sul e custou mais de 3 milhões de reais.

 

Nonoassis

Conhecido como comandante Nonô Maciel e pela sua luta pelo desenvolvimento náutico, está sendo chamado pelos amigos de Nonoassis, fazendo menção ao armador grego Onassis. A embarcação sai de Itajaí e faz um pit stop no Trapiche Municipal da avenida Beira-mar Norte para mostrar pra imprensa porque um empresa da Ilha constrói em Itajaí pra fazer travessia no estuário do Rio Grande. 

 

Vinho de altitude

Mais uma vez a vinícola Villa Francioni, que produz vinhos finos de altitude em São Joaquim, comemorou a conquista do prêmio Top of Mind, uma premiação do Grupo RBS “A Notícia” e o Instituto Mapa. Fundada em 2001, a vinícola já levou 4 prêmio consecutivos, o que empolga a presidente do conselho, Daniela Borges de Freitas, já que a marca vem se projetando cada vez mais no mercado nacional.

 

Apressado

Essa história do roubo da taça de campeão 2015 do campeonato catarinense sobrou mais uma vez para o presidente da Federação, Delfin de Pádua Peixoto. Ora, ora… porque foi entregue a taça com direito a festa na Arena Joinville e tudo mais? Fosse prudente e menos politicóide, a taça estaria guardada na sede da FCF.

 

Cine ficção

Um internauta pergunta: E a pergunta que não quer calar é se pode a Cúria Metropolitana intermediar a venda do Cine Ritz. Além de vender as poltronas, não pagou integralmente o leilão efetuado pelo BADESC para a venda do cinema. O certo seria a devolução ao governo do estado, proprietário oficial e a cessão deste para a prefeitura da Capital.

 

Falando nisso

Arquiteto Maurício Korb, atualmente prestando serviços para a Fazenda federal, proprietária do antigo Cine Cecontur, está instigando a diretoria do órgão a transformar o local novamente num cinema. Aliás, está pronto, inclusive com o maquinário e auditório com poltronas. E cá pra nós… quem tá no centro não pode assistir um filme. A não ser que pegue taxi ou bus até o shopping Beiramar.

 

Entocados

O Avaí voltou pra “Toca do leão” arrancando um empate com gosto de vitória lá em Belo Horizonte na “Toca da raposa”. O Figueira ficou no zero a zero com o “coxa” dentro de casa… gostinho de derrota pra torcida que passa a semana entocada.

 

Estilo Berger

Novo presidente da Eletrosul saiu da empresa na última sexta-feira parecendo um recém-contratado. De mochila às costas desceu de elevador com amigos que conheceu na década de 80 quando ainda era funcionário de carreira e seguiu para almoço. Já nesta terça-feira, Djalma Berger recebe a imprensa ao lado da diretoria para sua primeira coletiva.   

 

Bilros e renda

Parceria da Casa dos Açores de Santa Catarina e o projeto Ilha Rendada leva a renda de Floripa para a Mostra Internacional de Renda de Bilros de Peniche, em Portugal, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de julho. A delegação que embarca nesta terça-feira para Lisboa é composta pelas rendeiras Maria dos Passos da Luz, de Ponta das Canas, e Nerivalda Duarte de Souza, do Estreito, acompanhadas das coordenadoras do projeto Marilda Todescat e Joana Stelzer e das pesquisadoras Carin Machado e Maria Armenia Wendhausen, diretoras da Casa dos Açores. Peninche é uma cidade balneária portuguesa e deve receber mais de 15 países nesse encontro de renda de bilros.

Sair da versão mobile