Guia Floripa

Ricardinho Machado – Terça 9/12

gaby_haviaras_carol_beiriz

Beleza da llha – A belezura de Gaby Haviaras, artista da Ilha que vem despontando na série Conselho Tutelar, da Record, avisa que vem passar as festas com a família. (foto: Carol Beiriz/Divulgação)

cacau_polidorio_ricardinho_machado

Eternos mascotes – Polidoro Júnior (D), que hoje lança seu segundo livro álbum, ao lado do amigo Cacau Menezes, ambos mascotes do Avaí quando eram crianças (foto: Ricardinho/Divulgação)

Brigaduuuu!

Valeu Maria Luísa e Tao Cavallazzi pelas palavras de carinho e pela leitura aqui no Guia Floripa. Agradeço também minha família, mulher, filhos, irmãs, irmãos e amigos pelo incentivo a continuar escrevendo porque a maioria diz que onde Ricardinho estiver eles estarão acompanhando o colunista, o que me gratifica e fortifica para manter minha linha sócio-política e cultural informativa. Então vamos em frente, pois quem anda pra trás é caranguejo e ele acaba é na panela. E por aqui a panela vai ferver.

Aliás

A cidade está fervendo com a maioria dos vereadores da Capital em processo de indiciamento. Só em ser citado já é uma paranoia. Imaginem ser indiciado. Não é à toa que os 13 edis arrolados estão igual a passarinho na moita. E seus suplentes assoviando na boca de espera.

Pior

Muito pior é os comentários em cima do vereador Tiago Silva, para boa parte das senhoras da sociedade, um santo. Embora para seus amigos “uma santa”, Tiaguinho se elegeu como justiceiro e paladino dos consumidores. Hoje ele próprio no “Procon” popular… seria a tala da propaganda enganosa?

Escola do Parque

Educadora Maria Isabel Costa está comemorando 27 anos da Escola do Parque, primeiro colégio particular do bairro São Jorge com mais uma edição da Mostra de Teatro e Dança que acontece nesta quarta-feira, às 20 horas, no teatro Pedro Ivo. Hoje os bairros da região têm universidades e vários colégios particulares. A mostra da criançada apresenta uma aventura pelo universo valorizando a cultura manezinha do Boi de Mamão, os colonizadores de Santa Catarina e a influência da língua inglesa no dia a dia do colégio bilíngue.

House fashion

Confraria Club apresenta na próxima sexta-feira a DJ Analú Giacomelli na Festa da Chandon. Estilista, Analú une o brilho e o glamour da house music e leva a moda para as pistas de dança com uma energia contagiante.

Burger

A rede Cine Burger, através da assessoria de Davi Paes e Lima, convida para degustar no final da tarde de amanhã, a mais nova receita criada pela marca: “O Segredo de Berlim”. O hot-dog gourmet passa a integrar o cardápio do Cine Burger, na rua Alves de Brito.

Molecagens vernáculas

É o título de mais um livro do cronista do Diário Catarinense, Sérgio da Costa Ramos, que tem na capa uma obra do amigo Juarez Machado. Com uma série intitulada “Crônicas de um país crônico”, nos trás a linguagem peculiar das manezices e molecagens do ilhéu, editada pela Unisul, lançada hoje (9) a noite no Empórium Bocaiúva.

Clássico

O terceiro livro “90 anos d Maior Clássico”, do jornalista Polidoro Júnior, com prefácio de Cacau Menezes, vai contar a rivalidade, o crescimento dos clubes, os grandes craques, torcedores famosos e tudo que envolve a velha rixa entre Figueira e Avaí desde a primeira partida disputada no dia 13 de abril de 1924, que terminou com vitória do alvinegro por 4 a 3 e os títulos da esquadra azurra no Scarpelli, 1975 e 2012. Lançamento será nesta quinta-feira, 20 horas, no Majestic.

Sustentabilidade

Desmitificar atitudes sustentáveis e ajudar as pessoas a adotarem práticas que contribuam com a preservação do meio ambiente é um dos objetivos do livro “Sustentabilidade para Todos”  que será lançado no próximo dia 14, em Floripa. Os autores Alex Eckshmidt e Eduardo Beskow escolheram como local de apresentação o condomínio Vivá Residence Cacupé, empreendimento que segue à risca os princípios abordados na publicação. E quem for ao evento será recepcionado com iguarias orgânicas produzidas com menor impacto ao meio ambiente, assinado pelo chef Klaus Pahl.

Urbanidade I

Representantes do Núcleo do Centro Histórico da CDL de Florianópolis, do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, do Núcleo de História e da Associação Catarinense de Imprensa estarão reunidos nesta quarta (10) para dar sequência à tematização das principais vias do centro da capital. O objetivo é torná-las locais de convivência e de conhecimento, proporcionando que as pessoas parem e queiram apreciá-las, e que sejam motivos de constante visitação turística. O planejamento inicial foi para a rua Jerônimo Coelho e integra o Projeto de Requalificação Urbana, uma parceria da CDL da capital com o Sebrae.

Urbanidade II

Durante as tratativas dessas entidades surgiu a ideia de trabalhar o próprio Jerônimo Coelho, jornalista que marcou a história de Santa Catarina. Com o mote ´Jerônimo Coelho, conectando pessoas e lugares´, aquela rua por onde circulam até 100 mil pedestres por dia terá uma reurbanização. Assim como aconteceu com a Vidal Ramos, que está parecendo uma rua da Bélgica.

Urbanidade III

O projeto também prevê a construção de uma calçada da fama para os jornalistas, colocando placas no piso alusivas aos homenageados. A ideia teve tanta aceitação que acabou sendo replicada para as ruas João Pinto e Conselheiro Mafra, sendo que cada uma terá o seu mote.

Cartilhas

Do amigo, jornalista e blogueiro Celso Martins: “Encarar um novo desafio é próprio dos inquietos/criativos e das pessoas com algo a acrescentar na vida, seres capazes de causar com atos e palavras, estimulando o novo e o inusitado, mas com as âncoras lançadas no universo cultural  local/universal. Estou certo que no Folha da Lagoa e no Guia Floripa serás este farol a indicar o mar revolto e as águas tranquilas, mostrando o cá e lá sempre com um estilo próprio, revelando uma visão de mundo de quem lutas muito, mas que está de bem com a vida, os amigos, a família. Acho que ao te aproximares da Lagoa no papel e mantendo o web-vínculo com a cidade, estarás atuando em outro patamar, carregado de uma simplicidade/complexidade diferente, mas não menos desafiadora e repleta de inesperados e excepcionalidades, bem ao nosso gosto. Afinal, nós que trabalhamos “domando” o caos cotidiano, somos aqueles velhos fofoqueiros, loucos para contar a última ao primeiro que aparecer, porém, armados da técnica e a ética do ofício, o respeito pelo diferente e a paixão pela diversidade”.

Sair da versão mobile