Segunda 26/1

ricardinho_foto_261

Quente & frio - Eldio Paes e Lima e sua esposa Maria Bernardina, seu filho, advogado Felipe com a esposa Caroline Morelli e Alexandre Santana experimentaram em dezembro altas temperaturas do Aconcágua, o ponto mais alto de todo o Hemisfério Sul, na Argentina, mas já estão seguros no calorzinho de 40 Graus da Ilha (foto: Divulgação)

 

Liberdade sempre

Depois de umas férias programadas, volto com a coluna no Guia Floripa falando livremente, e sem censura, daquilo que um jornalista tem de informar. Nas férias curtir muito diversos lugares da Ilha em que nasci e aprendi a amar e ter devoção. Também aproveitei para repensar o jornalismo: seguir ou não seguir. A luta continua, me disse um duende na escuridão da noite. Pois vamos em frente sempre primando pela liberdade de expressão. Sem isso morremos. Somos zero. Vamos à liberdade. Vivas a liberdade de pensar e escrever. E que assim seja.

 

Gugatour

Família Kuerten entra o início do ano comemorando os 15 anos da vitória do filho pródigo no cenário mundial do tênis. No ano 2000 Guga Kuerten mostrou ao planeta que um manezinho aqui de uma Ilha do Atlântico Sul sabia bater muito bem com a raquete numa quadra de tênis derrotando ícones consagrados do esporte. Assim o fez e assim deixou sua marca aos olhos do mundo com suas declarações de amor à Paris e à sua ilha. De carona foi Floripa no marketing turístico mundial. Dá-lhe Guga, gritávamos à época. Valeu Guga... parabéns sempre!

 

Vitrine

Irmão empresário do Guga, Rafael Kuerten, não revela os valores do contrato com a rede Globo. Não que não seja importante, mas o que realça é a intenção do conglomerado de comunicação em buscar Guga para seu time de comentaristas durante as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. “É uma tremenda vitrine”, disse empolgado o Rafa num encontro casual no restaurante Quatro Estações, no bairro Santa Mônica onde fica o escritório da família.

 

Uma e outra

Programa Fantástico do último domingo mostrou a espetacular viagem da família Schurmann no veleiro Kate atracando na Terra do Fogo, finalzinho da América do Sul. A Globo sabe explorar o marketing tanto quanto o casal Vilfredo e Eloísa exploram os cinco oceanos. Já o grupo RIC, da Record, na época proibiu seus colunistas de falar sobre a aventura dos Schurmann porque a Globo estava na parada. Pecou no jornalismo.

 

Aliás

Quanto o comercial de um jornal começa a interferir no editorial, na redação e no jornalismo fica clara a figura patética dos editores com cara de vaquinha de presépio. Faça o que seu mestre mandar! Foi uma das razões de minha saída do jornal Notícias do Dia. Uma hora não podia falar desse ou daquele, como Mário Makenji ou Wilfredo Gomes. Noutra hora, prometendo anúncios daqui ou de acolá, aí podia. Da concorrência então... falar mal, podia. Falar coisas do bem não.

 

Perguntar não ofende

Esse anti-jornalismo apontado e interferindo no colunismo pode-se chamar ou dizer que são do bem, Floripa!? O que falam na cidade é que “sou mau, Floripa”.

 

Culatra

Um diretor da Engevix, empreiteira criada em Santa Catarina, disse no início do escândalo da operação Lava Jato, de que uma decisão da Justiça contra seus colegas poderia paralisar o País. Pois paralisou foram as empreiteiras e seus diretores, maioria presos da Polícia Federal.

 

Boiando

Uma embarcação balizadora da Marinha do Brasil passou o fim de semana fundeado na baía de Canasvieiras. Ninguém sabe se de férias ou fazendo levantamento do fundo do mar para fundear aquela velha boia-poita para atracar de navios de cruzeiro. Aquela novela que estamos boiando faz tempo.

 

Bronze

Empresária Marília Teixeira passou o sábado al mare desfrutando de passeios pegando sol na proa de sua Phanton. Quer passar nova idade, que troca na próxima sexta-feira, bem bronzeadinha e receber os amigos na cobertura da Avenida Beira-Mar Norte sábado próximo com som do Mr. Cacau.


PUBLICIDADE

Veja também