Aniversariante da semana – O eterno comodoro do Veleiros da Ilha, Maneca Alves, ao lado da esposa Dioney e rodeado da família, cantando o Parabéns pra Você (foto: Divulgação)
No balcão – Vandeco, Élzio, Chico e Neto… os amigos da cidade voltam a se encontrar no Bar do Alvin, agora na João Pinto (foto: Divulgação)
Vinhedos – Roberto Chaves troca o sol de rachar nas praias da Ilha para saborear o néctar dos deuses em São Joaquim (foto: Divulgação)
Das alturas
Vida social em Santa Catarina no verão não acontece somente no litoral. Empresário Roberto Chavez é o exemplo dessa vida trocando a Ilha pela serra. Na última semana recebeu pessoas de todas as partes do estado em São Joaquim, onde mantém a vinícola D´Alture com um jantar festivo no charmoso Espaço Vinópolis, no centro da cidade. Uma noite de lançamento de quatro novos rótulos, incluindo espumantes refrescantes – safra de 2013 de Chardonnay e Sauvignon Blanc – ideais para esta época. Os vinhos de altitude de nossa serra estão muito bem no mercado.
Sol e mar
Ex-presidente da Câmara Municipal da Capital, César Faria, quer voltar à vereança. Mas via justiça. E quem diz que não!? Do jeito que tudo acaba em pizza, é bem capaz de ainda vir cantando aquele velho hino composto pelo pianista Mirandinha: “eu vou voltar, pra minha terra de sol e mar”.
Culpa eu?
Começo a pensar que a culpa não é nem do governo do estado nem das diversas empreiteiras que iniciaram, abandonaram e entrara m na justiça quanto aos contratos para a ponte velha e o aeroporto novo da Capital. Culpa mesmo é do ex-governador Hercílio Luz que empresta o seu nome para a entrada aérea e a “entrada fechada” da Ilha.
X da questão
Justiça congelou os bens do empresário Eike Batista, dos dois filhos, da atual e da ex-mulher Luma de Oliveira. Podem escrever que uma ou outra vai acabar abrindo a boca… e quando ex abre é pura nitroglicerina.
US$ 3,0
Foi a 2.75 o dólar americano ainda esta semana. No Calçadão da Felipe os “zomi” do cambista Magrão, entre compras e vendas, já arredondaram: é 3 por 1.
Boquinha rica
Deputado estadual Marcos Marcondes tá com tudo e não tá prosa. Para um amigo confessou que trabalhar na Assembleia Legislativa “é a coisa mais linda do mundo”. Mas linda mesma é a força que o seu PR mantém junto ao governador Raimundo Colombo. Só ele indicou mais de 62 nomes para ocupar cargos de confiança.
Porteira fechada
Presidente Dilma anunciou esta semana, para ficar bem com o PMDB, que os ministérios que lhe cabem como quinhão, serão preenchidos, como se chama, “porteira fechada”. Significa que além do ministro de Minas e Energia, por exemplo, todas as estatais ligadas a este ou outro ministério, também serão do partido. Isso desmonta a nominata do PT catarinense para alguns órgãos federais em Santa Catarina.
Estrela sobe
Amigo e fiel escudeiro do vice-presidente da República, Michel Temer, o ex-governador Paulo Afonso Vieira começa a ser visto como um possível colaborador do segundo escalão federal. Pode trocar a diretoria da Eletrosul pela da holding do setor elétrico, a Eletrobras. Ou ficar melhor ainda onde já está.