Tendo formado uma carreira estável no futebol e testado sua força em vários clubes, os jogadores geralmente retornam à sua terra natal. Essa prática é comum entre estrelas brasileiras que jogaram com sucesso na Europa e depois se transferiram com segurança para clubes no final da carreira ou mesmo depois disso. Tais decisões são justificadas pelo fato de os jogadores de futebol quererem melhorar o futebol de seu país. A carreira futebolística de qualquer jogador profissional é uma constante mudança de locais e times. Os atletas viajam pelo mundo, assinam contratos lucrativos e recebem feedback de fãs fiéis, mas, quando chega ao fim da fase ativa do futebol, os brasileiros tentam retornar ao seu país, porque lá têm mais chances de treinar (e, a princípio, as escolas de craques estão sempre à espera de seus alunos).
Um grande número de estrelas do futebol brasileiro se tornaram igualmente famosos ao retornar ao seu país, após contratos no exterior ou aposentados, e participaram de partidas e torneios em solo nacional e gravaram para sempre seus nomes na história do futebol. Essas lendas incluem Rivaldo, Ronaldo, Garrincha, Romário, etc. Alguns deles pararam de jogar futebol, tendo disputado suas últimas partidas pelas seleções brasileiras, e alguns pelos grandes clubes nacionais.
Estrelas Anteriores Retornam Como Treinadores
Muitos jogadores de futebol famosos no Brasil, após encerrarem sua carreira ativa, se esforçam para se tornar treinadores. E eles têm condições para isso, porque conseguiram alcançar um sucesso considerável em suas carreiras. As lendas podem então partilhar os seus conhecimentos, técnicas e visão do futebol moderno com a geração mais jovem, o que é benéfico todo o futebol que você pode acompanhar através da casa de apostas Brabet https://brabetx.com/app/. Naturalmente, para se tornar treinador, é preciso passar por um treinamento especial e obter o apoio do presidente do clube ao qual o craque deseja ingressar. Exemplos marcantes de jogadores de futebol brasileiros que começaram a treinar ativamente são:
- Romário – que comandou o Vasco da Gama como interino, em 2007, por 1 dia.
- Luiz Felipe Scolari – jogador de futebol ativo de 1966 a 1981, que se tornou treinador profissional de vários clubes brasileiros, incluindo Palmeiras e Cruzeiro.
- Zico – já foi coordenador a seleção brasileira na Copa de 1998.
- Dunga foi outro famoso jogador que treinou a seleção brasileira entre 2006 e 2010 e, novamente, entre 2014 e 2016.
As conquistas desses jogadores lhes permitiu continuar suas carreiras de treinadores e levar suas equipes a jogos de sucesso e alguns deles até chegaram aos campeonatos europeu e asiático como treinadores.
A Influência Dos Jogadores Experientes No Jogo Em Equipe
Além de rigorosa disciplina e cooperação em campo, qualquer time de futebol precisa de unidade e interesses comuns. Quando uma lenda chega ao clube, os demais jogadores o ouvem e o imitam, mesmo a contragosto. Jogadores de futebol famosos compartilham experiências inestimáveis e podem falar sobre táticas de jogo nos clubes que frequentaram, o que os permite ter uma compreensão geral do andamento da próxima partida. Além disso os jogadores experientes são responsáveis pela inovação, eficiência e aumento do interesse na equipe.
Como Os Veteranos Inspiram Os Jovens
Nem todos os atletas experientes se tornam veteranos no futebol, para realmente entrar para a história e ser lembrado, um jogador de futebol deve ser dinâmico, com caráter e profissional. Suas ações em campo não devem levantar dúvidas, mas só podem tirar o fôlego e agradar aos demais. Eventos beneficentes são realizados regularmente no Brasil, com a presença de lendas do futebol onde eles falam sobre como alcançaram o sucesso e ajudam os jovens a se prepararem para um trabalho frutífero. Os amistosos de estrelas são sempre emocionantes e educativos, mostram fintas básicas e elaboram a estratégia de jogo ideal, mas a melhor maneira de um veterano do futebol ajudar os jovens jogadores é na posição de treinador.
Por Que As Lendas Escolhem Uma Carreira No Brasil
O retorno de famosos jogadores do futebol brasileiro à sua terra natal é uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do esporte nacional. Quando um jogador experiente não atinge mais a escala de uma carreira em clubes da Europa, qualquer clube brasileiro o aceitará com prazer. Na maioria das vezes, as lendas se mudam para seus primeiros clubes, onde começaram sua longa jornada para o futebol profissional.
O Brasil não desenvolve apenas novos jogadores, mas também dá às estrelas a oportunidade de encerrar suas carreiras com dignidade. É extremamente raro um jogador de futebol deixar o campo para sempre em um país estrangeiro, basicamente, ele passa para o Campeonato Brasileiro, desperta o interesse por determinado clube com sua personalidade e é lembrado como um jogador de futebol de destaque na história do esporte.