Guia Floripa

O Impacto da Tecnologia na Educação

Todas as sociedades modernas necessitam de um desenvolvimento na capacidade educativa da sua comunidade, de forma a conseguirem o envolvimento e o desenvolvimento das mais diversas habilidades e conhecimentos dos indivíduos no geral. Apenas desta forma conseguem promover o direito à educação que todos os seres humanos devem ter oportunidade. 

Posto isto, a introdução de novas tecnologias para auxiliar e promover uma educação mais ponderada e igual a todos os indivíduos é essencial. Permitindo, assim, um futuro melhor e uma igualdade de oportunidades maior.

Mais-valias da Tecnologia

É evidente que a sociedade atual já não consegue viver sem as novas tecnologias, por essa razão é fundamental que se consiga colocar em prática o que de melhor os desenvolvimentos tecnológicos trazem a cada setor.

Uma das grandes vantagens do desenvolvimento da tecnologia na educação de cada um é a possibilidade e facilidade de conseguir uma maior autonomia em todos os aspectos, principalmente quando há a necessidade de aprender ou tirar dúvidas que existam em diferentes áreas. Desta forma, caso tenha alguma questão em relação ao https://mrbet.pt/, através de uma breve e rápida pesquisa na internet essa dúvida será resolvida.

No que diz respeito aos alunos, as tecnologias também têm tido um grande impacto na forma como aprendem e desenvolvem as suas principais aptidões cognitivas. Ajudando:

Por outro lado, os professores ou educadores também devem tirar proveito das novas tecnologias. Permitindo uma gestão menos burocrática de diversas tarefas que têm ao longo do seu trabalho, como é o exemplo da colocação das notas finais, marcação de faltas, correção de testes, entre outros. Assim, ao utilizar estas novas ferramentas, os professores conseguem ter mais tempo para a sua real função, educar. 

Atualmente, a realidade virtual e a inteligência artificial estão no seu auge, havendo, a cada dia que passa, novas tecnologias associadas a essas áreas. Estas duas novas tecnologias poderão ter grandes vantagens na educação de cada indivíduo. Por um lado, a realidade virtual conseguirá simular experiências que algumas pessoas eram incapazes de ter no seu quotidiano. Por outro, a IA proporciona várias mais-valias:

Risco da Tecnologia

No entanto, existem alguns contras associados ao impacto que as novas tecnologias podem promover na educação. Um dos maiores problemas que pode tornar-se ainda mais evidente é a desigualdade social.

Esta desigualdade pode acontecer, principalmente, devido aos acessos que cada um tem, permitindo que as pessoas que têm mais posses consigam obter tecnologias mais desenvolvidas e limitadas. Posto isto, é de interesse público que essas lacunas na introdução da tecnologia sejam evidenciadas, para que exista uma compensação nesse aspeto. Porém, esse objetivo é difícil de alcançar no que diz respeito a todo o mundo, uma vez que existem países mais desenvolvidos do que outros.

Outro risco que pode estar associado à tecnologia é o pensamento de que os professores já não são necessários na sociedade moderna. Contudo, esta afirmação nunca estará mais errada, pois nenhuma tecnologia será capaz de substituir todo o processo de aprendizagem que um educador consegue proporcionar a cada aluno. Havendo diversos estudos que mencionam a importância da presença de um educador no desenvolvimento cognitivo e social de um ser humano.

A tecnologia deve continuar a ser aplicada na Educação?

Deve existir, a todo o momento, uma verificação e uma avaliação para entender os setores e as áreas que melhores resultados verificam com a introdução dos diferentes recursos tecnológicos. É evidente que as novas tecnologias têm tido um papel fundamental na sociedade, promovendo e transformando a maneira como cada indivíduo aprende e é ensinado ao longo de toda a sua vida.

Contudo, existem diversos desafios que não podem ser deixados de lado. Por essa razão, uma cooperação entre os meios de ensino e as principais desenvolvedoras de novas tecnologias é fundamental. Permitindo, assim, que as tecnologias sejam mais adaptadas ao ensino e que não promovam a desigualdade de oportunidades.

Posto isto, a tecnologia, por si só, não trás enormes benefícios para a educação, pois é necessário conjugá-la com outras ferramentas para que se consiga maximizar o objetivo de proporcionar uma educação cada vez mais evoluída. Sendo obrigatório a execução de políticas educacionais, bem definidas e com objetivos claros. 

Sair da versão mobile