Entre os setores que mais crescem em Santa Catarina estão a área de tecnologia e de marketing digital.
Não é atoa, operando desde 1960 no Estado, organizações foram se disseminando e construindo suas histórias.
Este estudo do Tech Report 2020 prova isso. Segundo o levantamento, entre os anos de 2014 a 2019, mais de sete mil novas empresas do setor iniciaram a sua operação.
Isso representa mais de 12 mil negócios atuantes, que colocaram o setor de tecnologia na sexta posição do Brasil.
Aqui, estamos à frente de pólos importantes como Rio de Janeiro e Minas Gerais, ocupando a 4ª posição no ranking de economia do país, com um faturamento de 7,4%.
O que explica esse cenário?
O presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Iomani Engelmann, lista alguns motivos desse crescimento.
“O setor de tecnologia impacta diretamente na economia catarinense e do país. Auxilia na geração de empregos, com funções qualificadas e remunerações bem acima da média.
O piso salarial médio de um programador, por exemplo, é praticamente três vezes maior do que o salário mínimo do país. O setor também influencia na atração de investimentos.
As empresas de tecnologia são alvos constantes de grandes aportes de fundos de investimentos nacionais e internacionais.”, explica em entrevista ao G1, portal de notícias da Globo.
Eventos em Santa Catarina é ponto forte de Florianópolis
Em paralelo, os eventos de Marketing e Vendas em Florianópolis também contribuem para o crescimento do setor na região.
Uma prova disso é o RD Summit, avaliado pela Forbes como “ Disneylândia do Marketing Digital”.
Sua primeira edição foi em 2013, com a participação de 300 participantes. Em 2022 o evento contou com mais de 7 trilhas de conteúdos e 130 palestrantes.
Em síntese, o RD Summit proporciona vários palcos e trilhas para os participantes.
Aí vão alguns temas que foram discutidos no evento:
- Marketing e vendas;
- Agências;
- Inovação;
- Sucesso do Cliente;
- Gestão e Estratégia;
- Desenvolvimento pessoal;
- Diversidade.
A propósito, estes foram alguns dos profissionais que participaram do evento: Flávia Garcia (Google), Claudia Woods (WeWork), Pedro Alvim (Magazine Luiza), Genesson Honorato (OLX Brasil), Mariana Assis (Meta) e João Branco (McDonald’s).
Gabriela Del Carmen, jornalista do Terra, explica com mais detalhes os motivos pelos quais o evento é sucesso.
“No meu caso, tinha tanto conteúdo que foi impossível acompanhar tudo o que queria, já que a cada hora aconteciam 7 palestras no mesmo horário.
Os palestrantes eram autoridades e especialistas em suas áreas de atuação e os conteúdos abordam de tudo um pouco, de metaverso e venture capital a saúde mental e publicidade.”, conta.
Ela completa: “O ponto alto foi que, mais do que discursar sobre determinado assunto, os palestrantes pareciam realmente interessados em passar conhecimento.
Muitos deles baseiam as apresentações em dicas e insights para ajudar os participantes a alcançar determinado objetivo – seja ele fazer um M&A, adotar o flywheel de inside sales ou internacionalizar uma empresa.”, finaliza.
SEO acompanha a evolução do mercado
O Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) também acompanha o crescimento da área de tecnologia e marketing digital em Florianópolis.
E quem nos ajuda a entender melhor esse conceito é Diego Martins, CEO da Inside Digital. “Nada mais é que otimizar o seu site para os mecanismos de busca, como o Google”.
É uma estratégia indicada, sobretudo, para quem está começando. “nossa agência, por exemplo, tem 90% dos clientes oriundos de SEO. Isso é positivo porque não pagamos para estar lá”.
Para alcançar esse status, Martins aplica técnicas de SEO On Page e Off Page que ajudam a sua marca a alcançar as primeiras posições do Google.
A princípio, essas estratégias podem parecer complicadas. De fato, há diversos caminhos que exigem conhecimento aprofundado no assunto.
Contudo, quando você conta com agências especializadas em SEO, o processo se torna mais fácil, escalável e econômico.