Guia Floripa

Lista de filmes que integrarão a 19ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é anunciada

Dos 198 filmes inscritos, 62 farão parte da programação – 41 nacionais e 21 internacionais. 

Para a edição de 2020 da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, 28 países inscreveram filmes. Na primeira semana de junho, foi anunciada a lista de selecionados para esta 19ª edição.

Dos 198 filmes inscritos, 62 são os escolhidos para fazer parte da programação. Dentre eles, 41 são nacionais e 21 internacionais.

O evento, seria realizado entre 27 de junho e 4 de julho, está com prazo adiado – por conta da pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

No entanto, a coordenação sinaliza que existe o desejo de realizar a Mostra ainda na Primavera, se possível. Mas essa possibilidade ainda está sendo estudada, pois a prioridade é resguardar a saúde de todos.

A curadoria da Mostra, que teve a coordenação este ano de Gilka Girardello, chama a atenção para os filmes de rara beleza, com questionamentos atuais, em favor dos Direitos Humanos, da Criança, da Terra e de vários outros direitos fundamentais.

Produtores de 16 estados brasileiros inscreveram seus filmes. Santa Catarina surpreendeu, alcançando a segunda colocação com 20 curtas-metragens submetidos. O primeiro lugar ficou com São Paulo – 33 filmes, e o terceiro com Amazonas, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, empatados com o envio de nove filmes.

No cenário internacional, países nunca antes inscritos na Mostra participaram da seleção, como Mongólia, Bulgária e Singapura. Outra surpresa foi o Irã, que enviou 11 curtas-metragens. Argentina e Espanha foram os países que mais submeteram filmes – 13 cada um. Ao todo, 28 países enviaram seus filmes para a Mostra de Florianópolis, o que comprova a importância do evento no cenário internacional.

Selecionados curtas-metragens de todas as regiões do Brasil

Na programação da 19ª edição da Mostra estão curtas, médias e longas-metragens dos gêneros ficção, animação, documentário, cinema experimental, nacionais e internacionais. Também foram selecionados em torno de 10 filmes produzidos por crianças em projetos em escolas e comunidades.

Pela primeira vez a seleção é composta por curtas-metragens de todas as regiões do Brasil. Além dos selecionados, os filmes “O Pergaminho Vermelho”, de Nelson Botter Jr (SP, animação, 2019), e “O Outro Lado do Outro” de Rita de Cácia Oenning da Silva e Kurt Shaw (PE, documentário, 2019, 52min 03s) estarão na programação junto a outros longas-metragens convidados.

Entre os internacionais estão produções do Reino Unido e 11 países, destaque para Irã, Israel e Mongólia – estreantes na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Os critérios utilizados na seleção foram qualidade estética, artística e técnica e endereçamento ao público infantil, levando em conta necessidades e interesses afetivos, estético-culturais e os direitos das crianças – incluindo seus direitos à imaginação, à ludicidade, à informação e ao conhecimento. Foram também valorizados aspectos como autoria e protagonismo infantil, diversidade cultural, originalidade nas abordagens técnicas e temáticas, sintonia com as especificidades do momento presente na perspectiva infantil.

Os filmes selecionados compõem as sessões destinadas a famílias, escolas, educadores, Mostras Itinerantes e sessão especial Direitos Humanos, novidade desta edição.

Selecionados para esta edição

Filmes Nacionais:

Filmes Internacionais


Publicação: Willian Schütz
Contato por e-mail: redacao.willianschutz@gmail.com
Fonte: Assessoria de Imprensa Alecrim de Tudo
Imagens: Divulgação.

Sair da versão mobile