Faltam poucos dias para o encerramento da exposição “Os arquipélagos de Nara Guichon”, da artista têxtil, designer e ambientalista Nara Guichon. Após passagem por Laguna e Blumenau, a mostra está em Chapecó, onde ficará até a próxima quinta-feira (22). As obras estão expostas na Galeria Municipal de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, no Centro. A visitação pode ser feita de segunda a segunda-feira, das 9 às 16h.
“Os arquipélagos de Nara Guichon” apresenta dez obras desenvolvidas por Nara Guichon, artista natural de Santa Maria (RS) e radicada em Florianópolis. Todas elas têm como matéria-prima principal o elemento responsável por 50% da poluição mundial dos oceanos: redes de pesca. Abandonadas como lixo e recolhidas junto ao litoral catarinense, as redes de pesca são a base para o seu trabalho. Nara também utiliza sacos plásticos, tecidos rejeitados pela indústria têxtil e mesmo roupas jogadas fora. Seu trabalho, portanto, tem como base o reaproveitamento e a ressignificação como meio de gritar pelos oceanos que estão sufocando pelo descarte irresponsável.
A exposição tem curadoria da crítica e historiadora da arte Paula Ramos, professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O projeto de “Os arquipélagos de Nara Guichon” foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura (2021), e executado com recursos do Estado de Santa Catarina através da Fundação Catarinense de Cultura.