Guia Floripa

Exposição fotográfica em Brasília tem renda destinada à proteção das baleias-francas no litoral do Brasil

O Museu de Arte de Brasília (MAB) sedia uma mostra fotográfica que retrata os mistérios dos oceanos e fica à disposição do público até 26 de fevereiro. De autoria do italiano Luca Crudeli, a exposição ‘Soul do Mar’ reúne 31 imagens do fotógrafo e mergulhador. “Trata-se do resultado de 20 anos de expedições em países como o Brasil, Egito, Moçambique, Tanzânia, Indonésia e Estados Unidos, entre outros”, resume Crudeli.

Um dos objetivos da empreitada é arrecadar fundos para o projeto ProFRANCA, desenvolvido em Santa Catarina pelo Instituto Australis. A organização traz o legado de um Programa de Pesquisa que desde os anos 1980 preza pela preservação e monitoramento das baleias-francas no sul do Brasil, onde, entre julho e novembro, as gigantes mães chegam no lugar ideal para gerar e cuidar de seus filhotes.

Além da possibilidade de visitar a mostra in loco, também é possível conferir as imagens e também adquiri-las pelo site exposicaosouldomar.wordpress.com/.

O resultado é, primeiramente, decorrente da preocupação de Crudeli com a conservação dos mares e sua importância para o futuro da humanidade. Suas viagens de mergulho são sempre pautadas pela necessidade de documentar espécies marinhas ameaçadas de extinção pelo aumento da temperatura dos oceanos.

A mostra ‘Soul do Mar; tem curadoria do também fotógrafo Fabrício Zago, produção da Cris Malheiros e conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de Brasília.

O projeto ProFRANCA, que conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, promove o monitoramento da espécie em sobrevoos, na terra e por meio de pesquisa embarcada, realizando o censo populacional, a fotoidentificação dos indivíduos e estudos sobre ocorrência, uso de hábitat e alimentação. Em paralelo, desenvolve ações de educação ambiental e sustentabilidade, revelando a importância da preservação do ambiente costeiro, junto às comunidades do litoral.

O artista – Luca Crudeli é economista, fotógrafo e instrutor de mergulho. Nasceu em Bolonha (IT) e já morou em diversos países trabalhando para organizações internacionais. Atualmente mora em Brasília com a família. Publicou livros e expôs em vários continentes.

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Para saber mais: www.baleiafranca.org.br e @institutoaustralis.

Sair da versão mobile