A Série B do Campeonato Brasileiro teve um início positivo para o futebol de Santa Catarina, pelo menos em relação ao Criciúma. O clube do interior tomou a liderança da competição com quatro rodadas, e desponta como um dos favoritos para conseguir o acesso. Enquanto isso, a Chapecoense e o Avaí tiveram rodadas iniciais inconstantes, com a equipe da capital trocando até mesmo de treinador. Resta saber como será o resto da temporada para os clubes catarinenses em 2023.
Foram três vitórias e um empate nos quatro primeiros jogos, com 10 pontos que prometem fazer a diferença na campanha do Criciúma na competição. Esse início é importante para ganhar confiança, inclusive mostrando que tem força para disputar uma posição no G4. A equipe catarinense tem feito isso, sendo um início promissor para que Santa Catarina retorne à elite do futebol brasileiro.
Após os rebaixamentos dos últimos anos, o estado acabou ficando de fora do Brasileirão em 2023, mas o objetivo do Criciúma é mudar isso. A equipe liderada por Claudio Tencati mostrou que tem futebol para conseguir bons resultados na Segundona, inclusive já começa a despontar como favorita ao título. Nas cotações de apostas de futebol do site Mr.Jack, plataforma com uma cobertura completa de todas as divisões do futebol nacional, o Tigre surge entre os quatro times com mais chances de ficar com a taça da Série B, algo que só aconteceu em 2002.
Nestas primeiras quatro rodadas, o Criciúma viu alguns jogadores ganharem destaque. Um deles é o meia Marquinhos Gabriel, responsável por quatro assistências até o momento. Ele é o líder neste quesito, sendo uma das peças mais importantes no setor ofensivo da equipe. O experiente jogador chegou ao elenco em março deste ano, e mesmo com pouco tempo parece ter se entrosado bem. A ideia é que ele mantenha o alto nível durante toda a temporada.
Avaí em baixa e com mudanças
Enquanto o Criciúma sonha com uma vaga na Série A em 2024, o Avaí deve mesmo lutar contra um novo rebaixamento neste ano. É o que indica o rendimento da equipe da capital nestas primeiras rodadas da segunda divisão. Foram três derrotas e apenas uma vitória até o momento, deixando o clube na boca do Z4. Um problema para o único representante de Florianópolis, que atua no estádio da Ressacada, na tabela.
A diretoria tem buscado alternativas, e inclusive optou pela demissão do treinador Alex de Souza. O ex-jogador estava no comando da equipe desde o início da temporada, mas não aguentou o acúmulo de resultados ruins. Um dos principais problemas foi a derrota justamente para o Criciúma, em clássico disputado na terceira rodada. A mudança pode causar uma motivação no elenco, e afastar os resultados ruins que aconteceram até agora.
Nas projeções feitas pelo site mr.jack.bet, que aponta as boas chances do Criciúma na temporada, também mostram um grande problema para o Avaí. O clube não tem boas cotações, e tudo indica que resultados ruins podem seguir nas próximas rodadas. No próximo dia 12, por exemplo, o clássico diante da Chapecoense promete ser complicado, mas importante na busca por uma recuperação.
Chape irregular no início
O clássico será importante também para a Chape, que ainda busca uma regularidade na Série B. A equipe catarinense não enfrenta os mesmo problemas que o Avaí, mas também não começou da melhor maneira possível. Somou apenas quatro pontos, com uma vitória, um empate e duas derrotas. A 10ª posição é um resultado regular, mas que não é suficiente para disputar o acesso novamente. Uma melhora significativa é necessária para o restante da competição.
A Chapecoense passou por muitos altos e baixos nas últimas temporadas, e isso ocasionou em resultados ruins e rebaixamentos. Repetir isso novamente em 2023 é a garantia de uma campanha que não faça o futebol catarinense retornar para a Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, a competição apenas começou e ainda existe muito espaço para melhoras, e não apenas da Chape. O Avaí e o Criciúma ainda podem evoluir, cada um com objetivos diferentes.
O futebol catarinense sempre teve destaque no Brasil, e apenas vive um momento ruim. Porém, pelo início do Criciúma na Série B, é possível acreditar que isso vai acabar no próximo ano. Afinal, o estado merece uma equipe na elite do futebol nacional.