Você sonha em se mudar do Brasil para Portugal? Nesse caso, chegou na página certa!
Numa leitura de menos de cinco minutos, vamos mostrar-lhe quais são os cuidados essenciais a ter para usufruir de uma experiência de relocação para Portugal serena e descomplicada.
O que é preciso para se mudar para Portugal?
O Brasil integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e isso faz com que os brasileiros consigam entrar em Portugal com mais facilidade do que outros cidadãos não-europeus. Ainda assim, existem alguns requerimentos obrigatórios que devem ser cumpridos antes da mudança para Portugal.
Os únicos essenciais são:
1 – Aplicação aprovada para um visa português: Para realizar a aplicação, você deve dirigir-se a um Consulado Português no Brasil e submeter alguns documentos. Os documentos obrigatórios são o passaporte (válido pelo período mínimo de seis meses), a prova de rendimentos e alojamento em Portugal, e uma certidão de antecedentes criminais limpa.
2 – Acompanhamento legal: Para navegar o processo de mudança para Portugal, você também deve procurar o apoio de uma firma de advogados especializada em relocações para a Europa. No Brasil, a Anchorless é um dos principais serviços online que presta apoio a brasileiros que desejam se mudar para países europeus como Portugal.
O último passo só decorre após a chegada a Portugal, e envolve obter uma autorização de residência, emitida pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Integração na vida portuguesa
Qualquer processo de relocação para Portugal é contínuo, e não termina quando você aterriza nos aeroportos do Porto ou Lisboa… Depois de chegar à Europa, você deve fazer pelo menos três coisas para poder usufruir do país como qualquer cidadão nacional:
1 – Obter um NIF: O NIF é um número único que identifica cidadãos junto das autoridades fiscais portuguesas, e é um requerimento obrigatório para atividades tão simples quanto pagar uma conta elétrica ou assinar um contrato de trabalho. Para obter um NIF, visite o Portal das Finanças português ou um balcão físico da Autoridade Tributária e Aduaneira.
2 – Abrir uma conta bancária: Após obter o seu NIF, você pode finalmente abrir uma conta bancária em Portugal—acredite, vai facilitar muito a sua vida!
3 – Criar um registo no SNS: Em Portugal, os serviços de saúde públicos são gratuitos e de boa qualidade. Usufrua do sistema de saúde português criando um registo junto do Serviço Nacional de Saúde, ou SNS, disponível para cidadãos residentes de todas as nacionalidades.
Por quê Portugal?
Se você for brasileiro, mudar-se para Portugal não é assim tão complicado! Talvez isso ajude a explicar porque existem mais de 400,000 brasileiros em Portugal, mas existem outras razões (para além da facilidade de relocação) que inspiram muitos brasileiros a escolher Portugal como sua nova casa.
As principais vantagens incluem:
– Língua portuguesa: Portugal é o único país da Europa que, tal como o Brasil, fala língua portuguesa;
– Condições climáticas: Apesar do ocasional frio, Portugal é um país mediterrânico com um clima ameno, verões quentes, e muitas praias—tudo condições ideais para imigrantes brasileiros;
– Qualidade de vida: Mesmo não sendo um dos países mais ricos da Europa, Portugal encontra-se entre os que apresentam maior qualidade de vida, com ótimo desempenho em índices internacionais relacionados com os níveis de felicidade, com a segurança, ou com o acesso à saúde e educação.