Você é daqueles que sonha com um logotipo mas não está pronto para pagar a um designer? Talvez o seu negócio esteja numa fase inicial, ou mesmo seja uma start-up ou uma micro ou pequena empresa, mas você compreende claramente que tem um grande caminho à sua frente e está pronto para construir uma grande marca forte no mercado.
Você que sonha, imaginando sua marca nas etiquetas nas roupas da última moda, ou nos aparelhos que todos querem, nos alimentos que todos comem. Assim que abre os olhos pela manhã para desligar o despertador – vê a marca da empresa que faz o telefone, e já nos primeiros segundos de um novo dia deseja ter o mesmo sucesso para sua marca. Você sabe que você precisa de um logotipo atraente e inteligente.
Para aumentar a visibilidade de uma empresa, páginas de redes sociais, e-mails, ofertas comerciais, banners publicitários, é necessário um logotipo. Isto pode ser criado online ou pode usar ferramentas como o gerador de logotipos Turbologo. Continue lendo para saber como.
O que é um logotipo?
Imagine que teve um dia ocupado: inundou os vizinhos do apartamento de baixo pela manhã, está atrasado para o trabalho, o seu chefe não está satisfeito com o relatório que você tem feito há quase uma semana, está chovendo lá fora e não tem um guarda-chuva. A caminho de casa, vai ao mercado para comprar comida. O que vai comprar: cuscuz, tapioca ou quinoa? De acordo com estudos da pesquisadora Marijke de Fries, da Universidade de Radboud, em Nijmegen (Holanda), você escolherá alimentos de uma marca que conhece e na qual confia. O familiar é reconfortante. Uma marca é reconhecível pelo seu logotipo, o que faz com que a criação de um logotipo e a sua correta utilização para fins de marketing seja um passo importante para o caminho de qualquer empresa.
Um logotipo em si é uma imagem que reflete toda a essência dos seus serviços ou produtos. Ou seja, quando um cliente tem necessidade de algo, tem associações ao nível de uma representação gráfica, e esta representação também inclui logotipos. É por isso que a sua criação é tão importante.
Como é que eu próprio faço um logotipo?
Qualquer pessoa pode conceber um logótipo. Mas conceber um desenho de logotipo que seja apropriado, que reflita o propósito da sua empresa e que seja suficientemente simples de lembrar é complicado. Terá de considerar o aspecto do seu logotipo nos produtos, materiais promocionais e de marketing.
Criação do logotipo
- Apontar para a individualidade. Um logotipo único é aquele que é fácil de distinguir dos seus concorrentes. Caso contrário, as pessoas poderão pensar que é o novo desenho do logotipo do seu concorrente.
- Preste atenção à cor. Os clientes com um mercado internacional devem prestar especial atenção às diferenças culturais dos seus clientes. Quando desenha o seu logotipo, desenhe-o em várias cores.
- Um logotipo simples é melhor recordado pelos potenciais clientes. Pense nos logótipos de empresas bem conhecidas: BMW, McDonald’s, Google. São suficientemente simples, e se necessário pode pegar numa folha de papel e desenhá-las.
- Pense no aspecto do seu logotipo nos produtos, website e outros elementos de identidade corporativa.
- Teste-o. Nunca se pode ter a certeza da reação de um vasto público. Se já tiver uma imagem do seu cliente ideal, reúna um grupo de teste, mostre alguns desenhos de logotipos e veja que tipo de feedback lhe dão.
Fazer um logótipo com o construtor de logótipos online da Logoturbo
Se não tiver conhecimentos específicos dos princípios de concepção de logotipos pode utilizar serviços populares online. Tomaremos um deles como exemplo para lhe mostrar como fazer você mesmo um logotipo online.
- Vá ao website de Logoturbo e clique em “Criar Logotipo”.
- Preencha o nome da sua empresa (aparecerá no logotipo) e a sua área de negócio para que o sistema selecione as melhores opções de logotipo para a sua empresa. Pode também definir um slogan.
- Na segunda etapa, verá os esquemas de cores. Selecione as suas favoritas.
- Agora será pedido que escolha um ícone pessoal. escolha o que melhor defina a imagem que deseja transmitir.
- O último passo é selecionar a sua opção favorita entre todas as propostas oferecidas.
Experimente com diferentes formatos até obter o melhor resultado. Ao compreender o papel do design do logotipo, será capaz de desenvolver uma marca forte que realmente funcione para o seu negócio, em vez de apenas criar uma imagem bonita.
Conclusão
Desenhar um logotipo não é uma tarefa fácil e é por isso que, se achar que não tem competência suficiente para tal, deve recorrer à ajuda de profissionais com experiência ou formação na área. Esta é a única forma de obter o logotipo perfeito que o fará feliz a cada vez que ver sua própria propaganda, e não frustrado e arrependido.