Manter a concentração na hora do estudo é uma tarefa complexa com a qualidade de interrupções dos aplicativos. Saiba como evitar distrações do WhatsApp.
Uma das missões mais difíceis atualmente é conseguir evitar distrações do WhatsApp. Pela alta conectividade, é muito comum que as pessoas dispensem uma boa parte do seu tempo para responder as mensagens.
Muito tem se discutido sobre os malefícios gerados pelos aplicativos de mensagens instantânea, e as redes sociais. Principalmente quando se aborda tópicos como o foco e a ansiedade gerada.
Tarefas que exigem um alto índice de concentração se tornam ainda mais difíceis de serem realizadas pelas interrupções geradas pelo recebimento de notificações.
No entanto, algumas dicas muito práticas são capazes de amenizar os efeitos e evitar as distrações do WhatsApp.
Controle as notificações
Se a principal causa das interrupções nos estudos são as notificações que chegam, o primeiro passo para evitar distrações do WhatsApp é silenciar todas elas.
Esse recurso, além de fácil de ser implementado, permite desativar as notificações gerais do aplicativo, de um contato específico ou de grupos.
Há alguns meios para esse controle, inclusive o próprio aplicativo de mensagem disponibiliza essa função. Para silenciar uma pessoa ou grupo específico, acesse a conversa e selecione a opção silenciar. É possível escolher prazos variados, de 8 horas, 1 semana e para sempre.
Outra forma é silenciar todas as notificações do aplicativo. Para isso, basta ir em configurações, notificações e retirar as opções que estão selecionadas. Dessa forma, ao receber mensagens o aparelho não apresentará nenhuma manifestação.
E fique tranquilo que essa é apenas uma forma para evitar as distrações do WhatsApp, nenhuma mensagem ou arquivo é perdido.
Inclusive, você pode usar o Wondershare MobileTrans para fazer backups de arquivos para seu computador ou migrar informações de um aparelho para outro, garantindo assim que nenhum dado importante será perdido.
O recurso de backup é especialmente útil para quem compartilha muitos arquivos pelo WhatsApp, como ebooks, livros e artigos. Com uma ação prática, você evita perder informações.
Além disso, atualmente, tanto Android quanto iPhone possuem uma espécie de perfil de configuração do aparelho que pode ser automatizado.
Ou seja, o usuário cria um filtro para estudo em que, ao ser ativado ou em horas específicas, as notificações serão bloqueadas no aparelho.
Arquive mensagens de contatos insistentes
Existem contatos que são bastante insistentes, e na inconveniência, continuam enviando mensagens. Esse é o caso de números fakes WhatsApp, ou vendedores, por exemplo.
Para esses casos em que o bloqueio pode ser uma alternativa até pior, já que outro número irá surgir com novas ofertas, o melhor é arquivar as mensagens.
Com essa função as mensagens são guardadas em uma pasta de “Arquivos”. Então a conversa não aparece na lista inicial do aplicativo.
E, se esse contato enviar uma nova mensagem, a conversa continua arquivada.
Essa prática é bastante útil para quem quer evitar distrações do WhatsApp. Afinal, a conversa se mantém “escondida” e sem interferir no dia a dia de quem precisa se concentrar nos estudos.
Retire as configurações de leitura e visto por último
Embora possam parecer inofensivas, a confirmação de leitura, os famosos risquinhos azuis, e o visto por último geram uma sensação de urgência.
No início pode parecer contraditório, mas o fato de não ser obrigado a responder a mensagem por já ter lido ou ter ficado online, é uma ótima forma de evitar as distrações do WhatsApp.
Retirar esse certificado de leitura também é importante para as mensagens apagadas do WhatsApp, já que evita aguçar a curiosidade em saber o que foi que a pessoa enviou e se arrependeu.
Para essa dica, acesse configurações, conta e privacidade. Então, é só desativar a opção de “visto por último” e “confirmação de leitura”.
Essa configuração é uma via de mão dupla. Ou seja, ao desabilitar a opção, você também não conseguirá saber se a mensagem foi visualizada.
Tenha um limite de uso do aplicativo
A tecnologia é um ótimo recurso de conectividade, porém, é preciso saber usar o smartphone de maneira saudável.
Não é raro perdemos a noção da hora porque ficamos conversando com algum amigo ou rolando o feed de rede social.
Para evitar essa prática, delimitar o uso dos aplicativos é uma forma eficaz para evitar distrações do WhatsApp.
O próprio usuário inclui o tempo, sites e aplicativos que deseja limitar. Quando esse tempo diário é atingido, as notificações não chegam ao usuário. Isso permite que haja maior foco em determinada atividade, como os estudos.
Além de ajudar a evitar distrações do WhatsApp, a função mostra o tempo gasto em cada um dos aplicativos listados.
Essa configuração é tão importante que foi nomeada, no Android, como Bem-estar digital. Para ativá-la basta ir em configurações, bem-estar digital, tempo de tela e definir metas. Ou, em temporizador de aplicativos, para estabelecer um tempo específico para o WhatsApp.
Já no iPhone será preciso acessar ajustes, tempo de uso e limites do aplicativo.
Equilíbrio é tudo!
Apesar de valiosas, criar muitas privações para evitar distrações do WhatsApp pode gerar o efeito contrário. Além disso, manter a atenção e concentração durante muito tempo, principalmente no estudo, é tarefa difícil.
Para se manter ativo em seus estudos procure fazer pequenas pausas de relaxamento e exercícios mentais.
Crie uma rotina de estudos estipulando objetivos a serem alcançados e o tempo limite de execução. Ao atingir, faça um pequeno intervalo para refrescar a cabeça e conseguir absorver novos conhecimentos.
Durante o tempo, aproveite para ir ao banheiro, fazer um lanche, respirar ar puro ou tomar sol. Você também pode usar uma parcela do tempo para usar o celular e acessar seus aplicativos – até mesmo aqueles jogos mobile que todo mundo tem no smartphone!
Com esse tipo de equilíbrio é completamente possível estudar, estar conectado com os amigos e ao mesmo tempo, evitar as distrações do WhatsApp em períodos específicos.