Nunca foi tão fácil divulgar um hotel ou pousada como hoje nas redes sociais, não é mesmo? Pois é! E é bom ter uma ótima ferramenta como o Instagram. Uma rede de fotos e vídeos que fornece postagens como um “aperitivo” aos clientes do que eles podem desfrutar.
Mas, assim como um bom conteúdo chama atenção e garante clientes, outros não têm o mesmo efeito. Então… o que fazer para atrair hóspedes no Instagram? Qual é o tipo de postagem que eles querem ver? Como encantá-los?
Bem, não é segredo que a rede de imagens conta com várias funções, viu? Tem os stories, os vídeos curtos, as fotos, os mosaicos, as ações patrocinadas, enquetes, a exposição do site na bio e por aí vai.
De fato, tem muitos meios de promover pelo Insta*. Inclusive tem como atrair hóspedes no Instagram em baixa temporada com descontos e dicas de passeio.
Veja algumas dicas sobre o que fazer para movimentar o Instagram do seu negócio. Essa matéria foi baseada com as dicas deste site.
Como atrair hóspedes no Instagram: 4 Dicas
1 – Crie um perfil profissional
O primeiro passo para se destacar é criar um perfil profissional no Instagram. Pois é essencial mostrar que a pousada ou o hotel não abre mão de ter a sua credibilidade. O que vale muito para a confiança do cliente.
Ainda que o conteúdo tenha um tom mais descontraído, a página deve ser comercial. Com uma identidade visual que cria uma percepção positiva, que cria uma conexão com as pessoas e que não é fácil de esquecer.
Para isso, vale a pena apostar nos stories fixos, no uso de uma cor padrão que seja marcante e de um logotipo à mostra nas postagens.
2 – Tenha conteúdos de qualidade
Não tem como atrair hóspedes no Instagram se ele não tem qualidade, ok? É bom lembrar que se o perfil não posta nada ou se posta coisas confusas, mal feitas, sem hashtags e sem legendas atrativas, ele não tem bons conteúdos. Isto é, posts que o ajudem a se destacar.
O que não é bom para quem quer audiência e mais clientes. Não é verdade?
O ideal é caprichar nas fotos do hotel ou pousada. Montar vídeos planejados de pontos mais bonitos, as vantagens, as novidades, os hóspedes felizes etc. O Insta deve revelar por que é o melhor lugar onde ficar.
Nessas horas, é bom usar apps de imagem para turbinar as fotos e os vídeos. Os testemunhos de clientes que já usaram o ambiente também são úteis. Outra dica é sugerir atividades em atrações próximas. Como flutuar nas águas cristalinas de Nobres para quem vai ao Mato Grosso, ou conhecer o Cristo Redentor para quem vai ao Rio de Janeiro.
3 – Capriche nas hashtags
Com as hashtags tem como promover o perfil no Instagram. Já que essa é uma das funções de busca na rede. Sim! Ao colocar uma hashtag na página de pesquisa, dá para achar outras postagens similares. E não é só isso.
Elas ajudam a se conectar com as pessoas, com as outras empresas, com vários conceitos e estilos de vida, etc. Além do mais, servem para ligar o ponto de estadia ao destino que o turista quer visitar.
Por exemplo, um hotel de Bonito-MS pode incluir o “#” + “Bonito” (tudo junto), que é a localidade onde fica o hotel, nas legendas. Assim, o usuário sabe que este é o “endereço” da hospedaria. Aliás, é o que vai aparecer nas vezes que alguém pesquisar sobre o destino. É uma dica de como atrair hóspedes no Instagram com hashtags.
4 – Convença os clientes a marcar o hotel no Instagram
É normal que o cliente fique indeciso na hora de escolher onde ficar durante sua viagem, é verdade. Mas, se ele achar avaliações positivas do lugar e pessoas que o recomendam, ele fica mais inclinado a escolhê-lo.
Desse modo, quem convence os clientes a marcar o hotel no Instagram usa uma ótima jogada de marketing. Pois ao compartilhar a boa experiência e ligá-la ao nome da empresa, os clientes ajudam a divulgá-la, a engajá-la nas redes. O que conquista novos turistas.
Então, quem ainda não sabe como promover seu perfil no Instagram, pode incentivar as pessoas a compartilhar fotos no local, criar áreas Instagramáveis para isso e muito mais.
Vale a pena seguir as dicas de como atrair hóspedes no Instagram do hotel ou pousada para se destacar no mercado.
Por Priscila de Almeida