Quanto mais você se preocupa com sua privacidade online e com a proteção, é melhor entender como a tecnologia pode influenciar sua vida, trabalho e futuro. Saber como uma VPN funciona e por que você precisa usá-la para sua segurança pode fazer toda a diferença em ter um espaço digital privado, onde você não é rastreado ou monitorado. Agora falaremos sobre proteção VPN e tudo o que você precisa saber nesta área.
Como a VPN funciona e nos protege?
Como um VPN funciona:
- Quando você se conecta ao VPN, seus dados entram em um “túnel” seguro. Ao invés de enviar dados diretamente ao seu provedor de internet (ISP), o VPN envia os dados por um caminho seguro.
- Qualquer dado transmitido pelo túnel é criptografado. VPNs usam algoritmos para transformar os dados em sequências aleatórias de letras e números (AES-256 e AES-128 são os mais comuns). Ninguém pode usar esses dados sem uma chave de descriptografia.
- O provedor de VPN descriptografa seu sinal e o envia ao destino. Os servidores da web veem a conexão vindo do servidor do VPN, e não do seu dispositivo.
- Quando você recebe dados da internet, o processo é inverso. Qualquer dado enviado a você passa pelo túnel criptografado do VPN, garantindo uma comunicação segura em duas vias.
- Seu histórico de navegação é deletado após o término da sessão. Muitos VPNs têm políticas de privacidade que incluem a exclusão dos históricos de navegação e a recusa em armazenar registros das atividades online dos usuários. VPNs sem logs ajudam a manter os usuários anônimos.
- Alguns VPNs oferecem recursos de segurança, como o “kill switch”, que desativa a conexão com a internet se o VPN parar de funcionar, evitando que você perca a proteção sem perceber.
O que uma VPN esconde?
Observemos imediatamente que a VPN não oferece apenas funções de segurança e proteção de privacidade. O aplicativo VPN também ajuda você a contornar quaisquer restrições baseadas em localização. Por exemplo, você pode usar VPN para Android TV para assistir esportes ou conteúdo da Netflix que não está disponível em sua região. É verdade que apenas um bom fornecedor, como a VeePN, é capaz disso. Tentar desbloquear um serviço de streaming através de um provedor com medidas de segurança insuficientes resultará na negação do serviço ou em maior restrição de conteúdo.
Endereço IP
Usar um VPN melhora instantaneamente sua privacidade digital ao ocultar seu endereço IP. Quando você se conecta a um servidor VPN, ele atribui um novo endereço IP ao seu dispositivo – um que seu ISP não possui. Sua atividade online agora está vinculada ao endereço IP do VPN, tornando impossível rastrear suas ações de volta a você ou ao seu perfil digital.
Seu perfil digital é um acúmulo de informações sobre você e suas atividades online. Esse perfil pode ser acessível por várias plataformas e serviços, tornando-o vulnerável a riscos de privacidade e segurança. Embora as empresas usem essas informações para marketing direcionado, isso também abre portas para ataques cibernéticos. Um VPN oculta seu endereço IP real, protegendo seu perfil digital e tornando sua experiência online mais segura e privada.
Localização
“Por que eu preciso de uma VPN?” Para esconder sua localização, é claro. Seu endereço IP pode revelar sua localização, mas não com precisão. Normalmente, ele só mostra a cidade ou local onde estão os servidores da internet aos quais você está conectado. No entanto, além do seu IP, há outras maneiras pelas quais terceiros podem rastreá-lo.
Muitos aplicativos, por exemplo, usam a localização física do GPS do seu dispositivo. Às vezes, o acesso ao GPS do seu smartphone é uma condição para usar certos aplicativos. Assim, esses apps rastreiam você em todos os lugares que você vai.
Mas, se você desligar o rastreamento por GPS e usar uma VPN, eles não conseguirão rastreá-lo, mesmo em hotspots Wi-Fi públicos. O Google pode fazer isso triangulando a localização de usuários Android conectados ao hotspot. Já dispositivos iOS têm outra abordagem para rastreamento de localização.
Atividade de navegação
Usar uma VPN também esconde sua atividade de navegação do seu provedor de internet (ISP). Muitos não sabem, mas o seu ISP tem acesso a uma quantidade enorme de informações sobre você — incluindo seu histórico de navegação e de buscas.
Você sabia que seu ISP pode ver sua atividade mesmo no modo de navegação privada? Pois é, enquanto o modo incógnito não armazena seu histórico de buscas, cookies ou outros dados locais no seu dispositivo, não esconde nada do seu ISP.
É aí que uma VPN pode ajudar. Conectar-se a uma VPN significa que seus pedidos de busca passam pelo servidor da VPN em vez do servidor do seu ISP. Assim, o provedor de internet não pode mais ver o que você faz online — incluindo o que você digita no navegador.
Além de usar uma VPN, considere um limpador de cookies confiável para aumentar sua privacidade online.
Dados pessoais
Lugares como aeroportos, cafés e hotéis, onde você pode aproveitar Wi-Fi gratuito, também são minas de ouro para hackers e cibercriminosos.
A melhor dica é evitar redes públicas não seguras ou hotspots Wi-Fi, a menos que você esteja usando uma VPN. Sem proteção, qualquer pessoa com baixos padrões morais e algum conhecimento técnico pode roubar seus logins, senhas ou outras informações sensíveis que você esteja compartilhando.
Uma VPN garante que sua privacidade permaneça intacta ao criptografar todos os dados antes de saírem do seu dispositivo. Assim, suas informações pessoais se tornam pedaços ilegíveis de dados para qualquer observador mal-intencionado. Recomendo sempre usar um aplicativo de VPN enquanto viaja, para que você não precise se preocupar ao se conectar a hotspots públicos quando precisar.
Conclusão
A VPN é sua guardiã, o que ajuda a evitar vazamento de dados ou vigilância externa sobre você. Tudo isso foi possível graças à criptografia e ao redirecionamento do fluxo de informações. Ninguém, exceto o servidor de destino, pode vê-los em sua forma original e, portanto, não pode falsificar, analisar ou desintoxicar os dados