Planejar uma viagem pode ser bastante estressante, já que há muitos detalhes por decidir, especialmente se for uma viagem de férias e envolver mais pessoas. Acertar as datas, hospedagem, formas de pagamento, o que fazer, quais voos ou transporte está disponível. E algo que com certeza não ajuda é comprar a passagem para um voo específico e ter algum problema aparecendo. Especialmente se for na véspera ou na hora da viagem.
Como agir quando há problemas com seu voo? É importante saber que há normas e resoluções (é possível fazer uma reclamação na anac) que protegem o passageiro nesses casos e podem ser usadas para resolver seu problema.
Problemas na compra
Quando há um problema na compra a resolução é menos urgente do que um problema no momento do voo, já que há tempo para solucionar qualquer questão. Sempre compre a passagem em sites confiáveis de viagem ou então pela própria companhia aérea. Uma boa dica nesse momento da compra é confirmar, se a aquisição é feita em um site de terceiros, se o voo realmente existe pela plataforma da companhia aérea.
Após a compra, é possível fazer mais uma confirmação. A maioria das companhias aéreas permitem ver o status de uma reserva e de um voo usando um código. Em último caso, entre em contato com a companhia aérea para saber se o assento está reservado. Essas confirmações são um passo extra, antes de tudo é preciso ter 100% de certeza sobre a credibilidade da plataforma onde você está comprando. Veja a página no Reclame Aqui caso você tenha dúvidas.
Atrasos e cancelamentos
Não é incomum que voos sejam atrasados ou até cancelados pelos mais diversos motivos. Pode ser uma falha técnica da aeronave ou no aeroporto, falta de pessoal e até razões econômicas. Entretanto é necessário que o passageiro seja informado e esteja ciente desses problemas, até porque essa mudança pode trazer prejuízos, seja uma reunião de trabalho perdida, um compromisso adiado e o estresse gerado.
A resolução 400 da ANAC trata sobre as responsabilidades e prazos para esses atrasos e cancelamentos, trazendo uma série de obrigações para as companhias aéreas. A mudança tem que ser comunicada antes de 24 horas e alternativas de voos, seja da própria companhia ou de outra tem que ser apresentadas, além da possibilidade de reembolso. Leia mais sobre o assunto no blog da AirHelp e conheça seus direitos.
Ocorrência quando já está dentro do embarque
Quem voa com alguma frequência já deve ter passado minutos ou até horas intermináveis sentado em uma sala de embarque. A espera nunca é algo prazeroso, especialmente se você está sem informações e a tela da porta para entrar na aeronave só diz que o embarque está sendo realizado ou que há um atraso.
Primeiramente, é preciso ficar atento a qualquer informação, então preste atenção às comunicações sonoras feitas para descobrir se há uma razão para o processo não estar andando e também se o voo continua naquela porta de embarque, já que ele pode ter sido mudado.
Caso nada seja informado, procure um profissional da companhia aérea, que já deve estar a postos para sanar dúvidas caso alguma ocorrência tenha acontecido. Esses contratempos são comuns e lembre-se que o profissional que ali está não tem culpa, mas precisa ser solícito e responder suas perguntas.